Título: No RS, assentados do MST ocupam secretaria municipal e cobram estrada
Autor: Lacerda, Angela
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/04/2007, Nacional, p. A12
Um grupo de 60 assentados ligados ao Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiu ontem de manhã a sede da Secretaria Municipal de Obras de Nova Santa Rita, cidade na região metropolitana de Porto Alegre.
Uma comissão dos agricultores foi recebida pelo secretário de Obras, José Divino. Eles reivindicam a construção de uma estrada dentro do Assentamento Santa Rita de Cássia 2, onde vivem 102 famílias.
O secretário José Divino se comprometeu a melhorar os acessos ao assentamento. Também prometeu estudar a possibilidade de criar uma linha de ônibus do centro da cidade até as casas dos assentados.
Diante da promessa, os agricultores decidiram sair do prédio e voltar para o assentamento. A ocupação da secretaria ocorreu de manhã e durou cerca de quatro horas.
TENSÃO
Em Mirandópolis, na região de Araçatuba (SP), 200 famílias de sem-terra bloquearam todas as entradas e saídas da Fazenda São Lucas. A propriedade foi invadida na última sexta-feira por integrantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Anteontem, famílias do MST também entraram na área.
Agora, só com autorização dos seguranças dos dois grupos invasores é possível entrar no local. Para evitar um conflito, a Companhia Agrícola da Mata retirou todos os seus trabalhadores e maquinários usados na plantação de mudas de cana-de-açúcar na propriedade.
O MST acusa o proprietário da fazenda de tentar, com o plantio da cana, maquiar os índices de produtividade e assim forçar uma indenização maior pelo governo após a imissão de posse da área, que está em processo de desapropriação. O proprietário entrou ontem com pedido de reintegração de posse.
O clima continua tenso na fazenda, onde o MST e a Contag montaram acampamentos próximos.