Título: China já disputa em autopeças
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/04/2007, Economia, p. B5

Em uma área que não abrigaria sequer duas grandes autopeças brasileiras, 60 empresas chinesas se amontoam em miniestandes na Automec com produtos que vão de parafusos a rodas e amortecedores. Na feira anterior, realizada há dois anos, eram 44 marcas da China no mesmo espaço de 540 metros quadrados. Empresas com fábricas no País como Delphi, Visteon e Bosch ocupam, cada uma, área de 300 a 400 metros.

¿A América Latina, em especial o Brasil, são mercados importantes a serem explorados¿, diz Alan Lin, da fabricante de rodas Yongoi Aluminium-Wheel Manufacture. A empresa oferece rodas de alumínio para modelos como Gol e Palio a US$ 20 e para carros médios como o Corolla a US$ 50, preços sem impostos e frete. Nas autorizadas Volkswagen, a roda mais barata para o Gol custa R$ 290. A Yongoi produz cerca de 800 mil rodas por ano e já exporta para Estados Unidos, Europa e Oriente Médio.

A fabricante de amortecedores Jinbo Industry & Trading oferece peças para o Santana, carro de grande sucesso na China, a US$ 5,40, preço considerado imbatível pelo Sindipeças. No estande da Ningbo Sunshine Wiper Blade, dois sorridentes atendentes que não falam português, espanhol ou inglês entregam catálogos com palhetas a US$ 3. O produto nacional custa na faixa de R$ 18 a R$ 20.

¿Os preços são baixos, mas em muitos casos há barreiras para a importação, como o imposto e o transporte¿, diz Joel Wanderley, dono de uma grande revenda de autopeças de Pernambuco, a W4 Distribuidora, que abastece todo o Nordeste, Ele e o irmão e sócio Sérgio percorriam ontem os estandes chineses em busca de bons negócios.

A Automec vai até sábado e reúne 1.350 expositores, dos quais 950 nacionais e 400 estrangeiros. Além da China, participam empresas da Argentina, Alemanha, Espanha, Itália, Taiwan e Uruguai.