Título: 'Eu não acredito nesse espírito de investigação da oposição'
Autor: Samarco, Christiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2007, Nacional, p. A4

Contrária à abertura da CPI, a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), acusa a oposição de tentar dar origem a um ¿ringue¿ para disputas políticas. Para ela, as investigações da crise aérea que já estão em andamento são suficientes e, se não fossem, o Congresso teria outras formas de colaborar.

Como a senhora reage ao pedido de abertura da CPI no Senado?

Com um sentimento de inconformismo. Nós vivenciamos várias CPIs nos últimos meses e ficou claro que houve uma desqualificação desse instrumento. As poucas que deram algum resultado são aquelas que não foram transformadas em ringue partidário.

A oposição quer esse ringue?

Temos 81 senadores e a grande maioria não se interessa em participar desse tipo de procedimento. Eu não acredito nesse espírito de investigação da oposição. Se eles acreditassem mesmo nas investigações em CPIs eles as fariam também em outros lugares. Não impediriam a abertura de CPIs em São Paulo ou no Rio Grande do Sul.

Para a senhora, as investigações em andamento são suficientes?

Acredito que sim. Mas, se não fossem, o Congresso teria muitos outros meios de manter o assunto em pauta, convocar autoridades para prestar esclarecimentos, ou seja, sem precisar de uma CPI.

O que move os senadores que apóiam a medida, na sua visão?

Não sei dizer ao certo, mas com certeza eles não fazem a avaliação do que já aconteceu no período anterior e do que a população espera do Congresso Nacional depois das últimas CPIs.