Título: Bucci deixa comando da Radiobrás
Autor: Domingos, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2007, Nacional, p. A7

O jornalista Eugênio Bucci deixará a presidência da Radiobrás amanhã. Será substituído por José Roberto Garcez, atual diretor de Jornalismo da empresa. Garcez é filiado ao PT e ligado ao ex-ministro Olívio Dutra.

Bucci sai cinco meses e vinte dias depois de ter posto o cargo à disposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ter resistido à pressão petista para que transformasse a Radiobrás em um aparelho do partido, com notícias favoráveis à administração de Lula.

Ele disse que sua saída nada teve a ver com o descontentamento do PT a respeito de sua administração. Considera que o debate sobre a comunicação nas estatais foi até bom para a sociedade brasileira.

¿Depois da publicação da notícia de que havia uma pressão para que a Radiobrás trabalhasse informações favoráveis ao governo, o debate sobre o assunto se ampliou¿, disse. ¿Tive a oportunidade de dizer que a comunicação a cargo da autoridade pública, seja institucional ou estatal, não pode ser utilizada como ação de propaganda.¿

Bucci disse que a escolha de seu substituto mostra que não haverá mudança no conteúdo da programação da Radiobrás. ¿O Garcez é também autor do projeto de comunicação atual da empresa. Significa que posso sair sem que haja interrupção na forma de administrá-la.¿

Garcez confirmou que não fará nenhuma mudança na Radiobrás. ¿Vai ser uma continuidade para cima¿, afirmou ele. Sua missão, disse, será manter a linha de jornalismo implantada por Bucci, tendo pela frente os desafios do futuro. ¿Vem aí a rede digital e a rede pública de TV. A Radiobrás vai participar ativamente do processo.¿ Ele afirmou que quando o ministro da Comunicação, Franklin Martins, o convidou para o cargo, deixou claro o plano de fazer da Radiobrás o projeto-piloto da rede pública de TV.

Bucci não abandonará o debate a respeito da criação de uma rede de TV e de rádio pública, que Franklin Martins pretende instituir até o fim do ano. Em maio, Bucci comandará um novo fórum sobre o assunto. Disse que se pôs à disposição do governo para continuar a tratar da rede pública. Franklin pretende usar a estrutura da Radiobrás e das TVEs do Rio e do Maranhão para dar início à implantação da rede pública.

QUARENTANA

Eugênio Bucci afirmou que pretende se submeter a uma quarentena - embora ela não lhe seja obrigatória - antes de voltar ao mercado. ¿Acho que a quarentena será boa até para minha saúde.¿