Título: Nota suicida entra na nova era
Autor: Mello, Patrícia Campos
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2007, Internacional, p. A10

O manifesto multimídia enviado pelo estudante sul-coreano Cho Seung-Hui para a emissora de TV NBC inaugurou uma nova maneira para os assassinos suicidas divulgarem sua mensagem de despedida. Composto por fotos, vídeos e textos, o pacote circulou em todos os meios de comunicação disponíveis no planeta (internet, TV, meios impressos e até por celular) em segundos.

Cho conseguiu superar até mesmo seus inspiradores, os autores do massacre de Columbine, em 1999. Os dois alunos, que também se suicidaram, gravaram em vídeo mensagens de despedida, encontrada entre seus pertences. Terroristas suicidas islâmicos também recorreram ao vídeo e à internet, mas não da forma de Cho.

De acordo com Ethevaldo Siqueira, especialista em tecnologia da informação e colunista do `Estado¿, a forma como a mensagem foi divulgada é um marco. ¿Com esse `making of¿do massacre, ele atingiu seu objetivo - expor sua mensagem à opinião pública -, mas com um alcance muito maior do que alguém conseguiria antes da internet¿, afirma. ¿A tecnologia dá uma nova visibilidade às cartas de suicídio¿, diz.

Para Silvio Meira, do Centro de Estudos e Sistemas Avançados da Universidade de Pernambuco, o manifesto multimídia de Cho é apenas um reflexo das novas mídias. ¿Estranho seria se ele deixasse uma carta¿, disse. ¿Quando não existia papel, os suicidas faziam um discurso. Depois, deixavam um bilhete, fotos e vídeos. Se antes não havia como espalhar essas mensagens, as ferramentas disponíveis hoje tornam essa tarefa muito mais fácil.¿