Título: Fracassa reunião sobre fundos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2007, Internacional, p. A14

O presidente americano, George W. Bush, e os líderes democratas no Congresso não conseguiram ontem resolver sua disputa sobre o financiamento da guerra no Iraque. Os democratas saíram de uma reunião na Casa Branca determinados a levar adiante uma lei vinculando um prazo para a saída das forças americanas no Iraque à aprovação de US$ 100 bilhões em fundos para as guerras no Iraque e Afeganistão.

A porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, e os aliados republicanos de Bush qualificaram esses prazos como 'datas de rendição' e disseram que o presidente não as aceitará.

Ao se reunir com o líder democrata do Senado, Harry Reid, a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, e outros deputados democratas, Bush reconheceu que havia 'fortes opiniões' à mesa. Mas tanto o presidente como os democratas tentaram enfatizar o tom cordial e falaram sobre a possibilidade de futuros encontros. Nancy reiterou que os democratas não darão um 'cheque em branco' para manter as forças americanas no Iraque o tempo que Bush quiser.

O presidente acusou os democratas de tentar controlar a guerra nos mínimos detalhes e encher a lei sobre fundos com gastos para projetos internos. Bush prometeu vetar qualquer lei que inclua uma data para a saída do Iraque. Diante da Casa Branca, centenas de manifestantes gritavam: 'Não financiem a guerra de Bush.' Os seguranças detiveram vários manifestantes que se haviam acorrentado à grade de ferro.