Título: Atentados em Bagdá deixam 191 mortos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2007, Internacional, p. A14

A explosão de quatro carros-bomba em bairros xiitas de Bagdá matou pelo menos 191 pessoas, fazendo da quarta-feira o dia mais violento na capital iraquiana desde que o novo plano de segurança foi implementado, há nove semanas. Um dos atentados, no mercado Sadriya, deixou 140 mortos - o pior ataque com uma única bomba desde o início da guerra, em 2003. No restante do país, outros 50 iraquianos foram mortos, elevando o saldo de mortes para pelo menos 241.

Os atentados em Bagdá ocorreram à tarde, poucas horas após o primeiro-ministro Nuri al-Maliki ter anunciado que toda a segurança do país seria transferida para o governo iraquiano até o fim do ano. 'Nosso povo está sofrendo ataques brutais, por terroristas que não fazem diferença entre idosos, mulheres, crianças. Ter como alvo a população civil nos lembra o genocídio realizado durante o regime de Saddam Hussein', afirmou Maliki, em um discurso após as explosões.

Localizado no centro de Bagdá, o mercado de Sadriya estava sendo reformado, após ter sido destruído pela explosão de um caminhão-bomba em fevereiro. No momento em que os pedreiros e ajudantes deixavam o local, por volta das 16 horas, um carro-bomba foi detonado. 'As ruas foram transformadas em piscinas de sangue', disse Ahmed Hamid, um segurança que sobreviveu ao ataque. 'Vi pessoas queimadas vivas dentro de vans', relatou uma testemunha. 'Não havia como ajudá-las após a explosão.' Mais de 150 pessoas ficaram feridas. No fim da noite, Maliki ordenou a prisão do general iraquiano responsável pela segurança do mercado, cujo nome não foi divulgado.

Cerca de uma hora antes do atentado em Sadriya, um homem-bomba jogou seu carro contra um posto de controle em Cidade Sadr - reduto da milícia xiita Exército Mehdi, do clérigo antiamericano Muqtada al-Sadr. Pelo menos 35 pessoas foram mortas e 76, feridas. O atentado pode fazer com que o Exército Mehdi decida retaliar e atacar sunitas. Desde o início do plano de segurança, a milícia tem tido uma conduta discreta, sem participar da violência que assola Bagdá.

O terceiro carro-bomba explodiu em Karrada, bairro comercial no centro, matando ao menos 12 pessoas. A explosão atingiu um conjunto de hospitais na região. O último atentado violento em Bagdá ocorreu no início da noite, em Al-Surja, deixando quatro vítimas.

ÁCIDO NÍTRICO

O Exército dos EUA informou que foram encontradas na semana passada 3 mil galões de ácido nítrico (mais de 11 mil litros) em um galpão no centro da capital. O ácido é um tipo de fertilizante que pode ser usado para fabricar explosivos. Suspeita-se que os rebeldes estejam testando outros tipos de componentes para realizar ataques químicos. Desde o início do ano, houve oito atentados desse tipo, a maioria usando gás de cloro.