Título: Jovem era solitário e cercado de mistério
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/04/2007, Internacional, p. A10

O sul-coreano Cho Seung-hui, identificado como o atirador da universidade Virginia Tech, era um jovem solitário e cercado de mistérios. Até agora não se sabe os motivos que o levaram a perpetrar o massacre. 'Ele era tão calado que estamos com dificuldades de conseguir informações a seu respeito', reconheceu Larry Hincker, porta-voz da universidade. Nem mesmo a associação de estudantes sul-coreanos da Virginia Tech o conhecia. Até o ataque de segunda-feira, o único problema legal que Cho havia tido era uma multa por excesso de velocidade.

Cho chegou aos EUA em 1992, aos 8 anos, e vivia com sua família legalmente no país. Em 2003, ele havia renovado seu green card (documento de permanência), declarando como residência uma casa da família em Centreville, cidade no norte da Virgínia. Segundo um vizinho, a única coisa que Cho fazia durante as folgas era jogar basquete, sozinho. Seus pais ainda moram em Centreville, onde têm uma lavanderia. Sua irmã é estudante na Universidade de Princeton, em New Jersey. Desde que souberam da notícia, os pais estão trancados em casa.

O Departamento de Psicologia da Virginia Tech informou que algumas redações de Cho eram tão assustadoras que os orientadores tinham pedido ao estudante que procurasse ajuda psicológica. Por causa de leis de privacidade, a universidade não divulgou os textos.

Uma ex-professora de Cho, Lucinda Roy, disse que ficou tão preocupada que, há um ano e meio, alertou a polícia e diretores da universidade. 'Ele nunca escreveu sobre armas ou matanças, mas percebia a ameaça nas entrelinhas de seus textos.' Lucinda acredita que nenhuma atitude foi tomada porque 'o problema não era explícito'.

Colegas de Cho disseram que no primeiro dia de aula, ano passado, ele ficou mudo na hora de se apresentar e assinou com um ponto de interrogação a lista de chamada. 'Nós só o conhecíamos como 'o garoto do ponto de interrogação'', disse Julie Poole, sua colega de classe.

FRASE: Larry Hincker Porta-voz da universidade

'Cho era tão calado que estamos com dificuldades de conseguir informações sobre ele'.