Título: Estudantes asiáticos da Virginia Tech temem represália por ataque
Autor: Costas, Ruth
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/04/2007, Internacional, p. A12

A comunidade asiática de Blacksburg, na Virgínia, teme uma revolta contra eles depois que foi revelada a identidade do atirador da universidade Virginia Tech: o estudante sul-coreano, Cho Seung-hui, de 23 anos.

A estudante sul-coreana Jiyoun Yoo, de 24 anos, está com medo do que pode acontecer com os imigrantes da Coréia do Sul na cidade. 'Estou assustada com o que aconteceu. Embora apenas uma pessoa tenha sido responsável pelo massacre, toda a comunidade sul-coreana pode ser afetada.'

A estudante disse que nem ela, nem nenhum de seus amigos coreanos conhecia Cho. Ela disse que sua família na Coréia está preocupada com o que pode acontecer daqui para frente. 'Todos estão preocupados com a possibilidade de os estudantes asiáticos daqui virarem alvo de hostilidade na cidade', disse.

O governo da Coréia do Sul também manifestou ontem preocupação com uma possível revolta contra seus cidadãos.

'Estamos trabalhando com nossos diplomatas e associações de residentes coreanos no local para tentar evitar uma situação de risco', informou o Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Sul.

Segundo o Serviço de Imigração dos EUA, a Coréia do Sul tem o maior número de estudantes estrangeiros no país (cerca de 15%). Dos alunos da Virginia Tech, mais de 6,2% são asiáticos. REUTERS

Frank Ochberg Psiquiatra americano

'A violência faz parte da natureza humana, tanto que assassinatos e suicídios sempre ocorreram. Mas hoje as pessoas têm à disposição armas muito mais potentes e o estrago é maior'.