Título: Campanha quer vacinar 2,5 milhões com mais de 60
Autor: Capitelli, Marici
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/04/2007, Vida&, p. A24

O lavrador aposentado Antonio Amaro de Oliveira, de 103 anos, e a doméstica aposentada Maria De Los Dolores Linayo Iglesias de Panceira, de 101, moradores da capital, serão os símbolos da Campanha de Vacinação contra Gripe para o Idoso no Estado, que começa amanhã. Os dois participarão da abertura oficial, às 7h40, no posto de vacinação do Instituto Butantã.

O governador de São Paulo, José Serra, e o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, vão participar da abertura da campanha.

Viúvo, com 8 filhos, 30 netos e 12 bisnetos (o primeiro trineto nasce em junho), Oliveira, que é natural de Macaraí, na região de Assis, e mora em São Mateus, na zona leste da capital, diz que toma a vacina todos os anos. Dolores nasceu na Espanha e chegou ao País há 50 anos com o marido, já falecido, e teve uma única filha, que também morreu. Atualmente mora em uma casa de saúde no Mandaqui, na zona norte.

A campanha vai até 4 de maio. Os postos de saúde de todo o Estado ficarão abertos das 8 às 17 horas, inclusive no sábado, dia 28, com interrupção no domingo, dia 29, e no feriado de 1º de Maio.

A meta da secretaria é imunizar cerca de 2,5 milhões de idosos a partir dos 60 anos, 70% dos 3,6 milhões de paulistas nessa faixa etária. Na campanha estarão mobilizados 3.400 postos fixos e, no sábado, 3 mil volantes. A distribuição e aplicação das doses envolverão cerca de 30 mil profissionais, 2.300 carros e 4 barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em cerca de 1.500 asilos e casas de repouso.

Em 2006, o Estado teve 80,22% de adesão à campanha. ¿Não há reações adversas graves com a vacina e se evitam complicações causadas pelo vírus¿, afirma o secretário Barradas Barata.

OUTRAS IMUNIZAÇÕES

A secretaria vai oferecer à população, no mesmo período, a vacina dupla (contra tétano e difteria) e a vacina contra o pneumococo (bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites).

CÂNCER DE BOCA

Em parceria com 351 municípios, incluindo a capital, a secretaria também vai realizar prevenção contra câncer de boca em idosos, aproveitando a estrutura organizada para a campanha contra a gripe.

Com articulação da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), até 4 de maio os postos de saúde das cidades credenciadas terão um especialista em saúde bucal para atender pessoas com mais de 60 anos de idade. A Fosp também está distribuindo cerca de 250 mil folhetos de orientação à população, que serão afixados nos postos de saúde participantes da iniciativa. À Fosp ainda caberá acompanhar o encaminhamento dos pacientes que necessitarem de atendimento especializado.

¿Para evitar o câncer de boca é muito importante prevenção. A falta de diagnóstico precoce é um dos principais problemas que envolvem a doença, o que leva a seqüelas severas, como mutilação, além de expressiva taxa de mortalidade¿, diz Barradas. A prioridade do projeto é identificar casos de câncer de boca ainda nos postos de saúde.

A consulta é opcional. O idoso primeiro tomará a vacina antigripe e depois receberá esclarecimento sobre a campanha de prevenção de câncer bucal.