Título: Ministra faz convite a Lacerda, que hesita em deixar direção da PF agora
Autor: Scinocca, Ana Paula
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/04/2007, Nacional, p. A6
O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Paulo Lacerda, é o principal cotado para assumir a presidência do novo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele já foi convidado para o posto pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, segundo ela própria confirmou.
Marina disse que o convite já foi feito e o diretor-geral da PF ¿é simpático¿ à idéia de assumir o comando do Ibama. Nesse momento, porém, está à frente de uma ¿abrangente operação¿. Lacerda se referia à Operação Furacão, que já prendeu 25 pessoas envolvidas com a máfia dos jogos de azar.
A ministra relatou que eles estão ¿em processo de negociação¿, mas adiantou que entenderá se o diretor-geral da PF não puder assumir o posto. Em caso de negativa do delegado, Marina comentou que já tem ¿planos A, B, C, D e E¿.
Marina afirmou que espera definir nos próximos dias os nomes do futuro presidente do Ibama e do Instituto Brasileiro de Conservação da Biodiversidade (Inbio) - nome provisório do órgão criado a partir da divisão do órgão federal.
Ao ser advertida por jornalistas de que o ministro da Justiça, Tarso Genro, gostaria que Lacerda continuasse à frente da PF, Marina comentou: ¿Essa é a característica dos bons gestores. Todos os querem.¿
Na entrevista que concedeu para anunciar as mudanças no Ibama e na estrutura de seu ministério, Marina não poupou elogios ao delegado da Polícia Federal. Lembrou que nos quatro primeiros anos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram criadas 27 delegacias da PF especializadas em crimes ambientais.
Marina mencionou também que mais de 500 pessoas foram presas por crimes ambientais no governo Lula. ¿O dr. Paulo Lacerda me ajudou de forma fantástica¿, destacou.
Apesar da indefinição de ontem, há expectativa de que o anúncio dos futuros presidentes do Ibama e do Inbio sejam feitos até amanhã.