Título: De 29 requerimentos à CPI, 19 pedem depoimentos
Autor: Madueño, Denise e Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/05/2007, Nacional, p. A15

Mal a CPI do Apagão Aéreo foi instalada e deputados da oposição correram para fazer requerimentos de convocação de autoridades e donos de empresas aéreas e de cópias das investigações sobre o acidente do Boeing da Gol, em 29 setembro, quando morreram 154 pessoas. Até ontem à noite, DEM, PSDB e PPS haviam apresentado 28 requerimentos. Na base aliada, Dr. Ubiali (PSB-SP) foi o único deputado a apresentar pedido.

Os requerimentos da oposição são todos sobre o acidente do avião da Gol e controle e segurança de vôo, pois neste primeiro momento não há intenção de apurar eventuais problemas de corrupção na Infraero - que administra os aeroportos. ¿É uma questão de estratégia: vamos primeiro focar as investigações em critérios técnicos, a partir do acidente da Gol. Depois é que vamos ver se há problemas na Infraero¿, explicou Gustavo Fruet (PSDB-PR), da CPI.

A primeira reunião da CPI foi marcada para terça-feira. Anteontem, quando ela foi instalada, o relator, Marco Maia (PT-RS), avisou que os presidentes da Infraero no governo Fernando Henrique seriam chamados a depor. Os tucanos se anteciparam e já solicitaram ao partido o levantamento completo sobre os ex-presidentes. ¿Queremos evitar a armadilha de achar que toda vez que se pretende investigar o governo se diz que isso já existia no passado. Queremos ter diálogo com os aliados, não um acordo para restringir as investigações¿, afirmou Fruet.

NOMES

Dos 29 pedidos, 19 convocam autoridades e donos de empresas aéreas. A oposição quer ouvir duas autoridades: o presidente da Infraero, José Carlos Pereira, e o da Agência Nacional de Aviação Civil, Milton Zuanazzi. Por enquanto, o ministro da Defesa, Waldir Pires, e o ex-presidente da Infraero e deputado Carlos Wilson (PT-PE) foram poupados. A oposição pediu cópias da investigação da PF sobre o acidente da Gol e de auditorias do Tribunal de Contas da União sobre segurança de vôo.

Um pedido é inusitado: a convocação de Marcos Pontes. Geraldo Thadeu (PPS-MG), autor do pedido, argumenta que Pontes - primeiro astronauta brasileiro e passageiro prejudicado por atrasos em vôos - ¿tem, em função de seu profundo conhecimento na área de aviação, as condições necessárias para enfocar a problemática vivida por milhares de brasileiros¿.

Nílson Mourão, petista do Acre, sugeriu em plenário que sejam convocados os pilotos norte-americanos do Legacy. Ele não faz parte da CPI e ontem nenhum integrante quis levar sua sugestão adiante.

NÚMEROS

29 requerimentos com pedidos de convocação ara depoimento e de cópias de documentos foram apresentados

19 requerimentos dos 29 pedidos são de convocação para depoimentos.