Título: Pai de João Hélio luta por aprovação da redução
Autor: Carranca, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/04/2007, Metrópole, p. C3

O comerciante Elson Vieites, pai do menino João Hélio, de 6 anos, arrastado até a morte por sete quilômetros por assaltantes de carro, no Rio, em 8 de fevereiro, comemorou a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça da redução da maioridade penal. ¿Eu vejo de forma muito positiva essa atitude dos deputados. É uma primeira etapa da jornada¿, afirmou. ¿Espero que os parlamentares continuem usando o bom senso e aprovem a lei.¿

Os bandidos impediram que o menino, preso ao cinto de segurança, fosse retirado do carro pela mãe e pela irmã. Entre os cinco jovens envolvidos no crime está o adolescente E., de 16 anos. Segundo a polícia ele estava sentado no banco traseiro e percebeu que João Hélio estava sendo arrastado.

No mês passado, o rapaz foi condenado à pena máxima para adolescentes infratores - a internação em uma instituição. A lei, no entanto, não permite que a Justiça fixe o tempo de permanência no local. ¿Todas as mobilizações que temos feito são para pedir a redução da maioridade penal, para que a impunidade não prevaleça. E é bom saber que nosso esforço teve repercussão positiva¿, afirmou Vieites, que tem se reunido com outros pais de vítimas da violência em manifestações pela cidade. ¿O clamor da sociedade, nossos anseios, estão sendo ouvidos¿.

E. será avaliado a cada quatro meses por uma equipe que inclui assistentes sociais e psicólogos e, teoricamente, pode ser beneficiado com o regime de semiliberdade já em julho. Serão considerados fatores como seu comportamento, personalidade, disposição de participar de cursos educativos e interesse na ressocialização.