Título: Mercosul pode ter moeda única em 4 anos, diz Lula
Autor: Kuntz, Rolf
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/04/2007, Economia, p. B6

Em dia de extensa agenda em Santiago, que será finalizada com o embarque para Buenos Aires, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi destaque nos principais jornais do Chile e da Argentina. Em entrevista aos três correspondentes argentinos e dois chilenos, concedida ainda no Palácio do Planalto, o presidente defendeu a moeda única para o Mercosul, assim como um Banco Central do bloco. ¿Trabalho com a idéia de que possamos construir nos próximos quatro anos uma moeda única no Mercosul. Devemos chegar a um Banco Central¿, destacou o chileno `El Mercurio¿.

O economista Fábio Giambiagi, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), não acredita em proposta concreta para criação de uma moeda única do Mercosul. ¿Não me parece que isto esteja em pauta. Eu nem perderia muito tempo com elucubrações acerca disso¿, desconversou o pesquisador.

Para ele, a proposta deve estar mais restrita a operações comerciais, não a um modelo semelhante ao adotado na economia européia, com a instituição do euro como moeda única.