Título: 'Acham que podem controlar algo'
Autor: Domingos, João e Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/05/2007, Nacional, p. A4

O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), considerou um engano da base governista cogitar que, por ter a presidência e a relatoria da CPI do Apagão, poderá controlar as investigações e poupar o governo Lula de eventuais responsabilidades. Para o democrata, com ou sem oposição no comando, a CPI dará resultados.

Como a oposição viu o comando da CPI do Apagão sendo repartido entre PT e PMDB?

Não imaginava nada diferente. Não podemos esquecer que há 40 dias o governo vem desrespeitando a Constituição. Aquela comissão de diálogo (formada na Câmara para discutir a abertura de CPI) foi só para ganhar tempo. Desta base não poderia esperar nada diferente.

Os governistas à frente da comissão podem dificultar a apuração?

Não acredito. É uma crise muito grave. Morreram 154 pessoas. Duvido que o Congresso não tenha o mínimo de bom senso para entender que é obrigação do parlamento descobrir as causas dessa crise e apresentar à sociedade propostas. Acho que pela dimensão do problema essa CPI será diferente das outras. Quem não investigar nem ajudar a resolver vai sair perdendo.

Mas presidir uma comissão não deixa o governo numa posição mais confortável?

Eles acham que podem controlar algo, mas é bobagem. A experiência de outras CPIs mostra que isso é difícil.

O fato de haver uma CPI sobre a crise aérea no Senado, sob o comando da oposição, ajuda a pressionar por resultados na Câmara?

Essa (CPI do Senado) vai andar de qualquer jeito. Não sei se uma vai ser melhor que a outra. Acredito que as duas chegarão a um resultado.

Depois dos desentendimentos públicos entre PSDB e DEM sobre o papel da oposição ao governo Lula, tucanos e democratas estarão juntos para pressionar por resultados nas investigações?

Estaremos juntos com certeza. Queremos chegar a um resultado e apresentar soluções.