Título: Eleição escocesa é teste final para Blair
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/05/2007, Internacional, p. A13

O nome do primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, não está em nenhuma das cédulas das eleições que ocorrem hoje na ilha britânica, no qual serão eleitos 129 deputados do Parlamento escocês, mais de 10 mil representantes de conselhos locais na Inglaterra e 1.200 na própria Escócia, além de 60 membros da Assembléia do País de Gales. Mas a votação é o teste - ou o golpe - final para a popularidade de Blair, que deve deixar o governo nas próximas semanas.

¿Um número significante de pessoas irá usar o voto como um protesto contra o premiê¿, afirmou Dave Edler, candidato do Partido Verde pelo distrito eleitoral de Bath, a 185 quilômetros de Londres.

Diante de sua baixa popularidade, principalmente por causa da guerra no Iraque, Blair pediu aos eleitores escoceses que não apóiem o Partido Nacional Escocês (SNP), de oposição, ¿simplesmente para me dar um último chute no momento em que estou de partida¿. A ironia é que o próprio Blair é escocês.

As últimas pesquisas, entretanto, mostraram que o SNP deve obter mais cadeiras no Parlamento em Edimburgo que o Partido Trabalhista de Blair.

Aproveitando a insatisfação geral com os dez anos de governo trabalhista em Londres, o SNP promete pôr fim à união entre a Escócia e a Inglaterra, que completa 300 anos esta semana, convocando um referendo sobre a independência até 2010. ¿Dê-nos os próximos três ou quatro anos para mostrar que podemos cuidar das coisas. E então as pessoas poderão ter confiança para avançar rumo à independência¿, repete George Kay, do SNP, em suas visitas diárias a residências escoceses em busca de votos.

O mais famoso porta-voz do movimento separatista, o ator Sean Connery, fez campanha pelo SNP e disse que ¿não haverá melhor oportunidade que agora para caminhar em direção à independência¿.

Líderes do SNP falam na perspectiva de tomar posse das receitas bilionárias do petróleo do Mar do Norte e transformar este país montanhoso de 5 milhões de habitantes num Estado próspero e independente no norte da Europa, como a Noruega e a Finlândia.

Já os defensores da união argumentam que o casamento de 300 anos tem sido um sucesso retumbante não só para a Grã-Bretanha, mas também para a Escócia. O índice de emprego e os salários do país ficaram acima da média britânica durante a maior parte dos últimos quatro anos. A Escócia tem um setor de serviços financeiros em franco crescimento e intimamente ligado à Inglaterra.

¿Os nacionalistas esquecem convenientemente que, em 10 dos 11 setores industriais escoceses, o comércio com o restante do Reino Unido representa um mercado maior que a soma de todo o nosso comércio com o restante do mundo¿, disse Brown na semana passada a líderes empresariais em Edimburgo.

Os líderes do SNP dizem que chegou a hora do divórcio. ¿Costumo dizer a meus alunos: vejam isso como um casamento de conveniência¿, afirmou David McCrone, professor de política da Universidade de Edimburgo. ¿Em 1707, a Escócia entrou neste casamento e aproveitou muito. Obteve acesso ao império. Mas é claro que, em meados do século 20, já não havia império. A troca desapareceu.¿

Alex Salmond, o líder do SNP, cuja equipe não lembra em nada as saias e o uísque do passado nacionalista, argumenta que os trabalhistas defendem a união em termos que perderam a relevância num momento em que países como Letônia e Bulgária ingressam na União Européia.

Na semana passada, líderes do SNP em Edimburgo acalmavam eleitores preocupados, afirmado que um referendo sobre a independência demoraria anos para ser convocado. Eles reconhecem que um voto em favor da independência apenas abriria as portas para anos de negociações.

Agora, dizem os líderes, é hora de derrotar o governo dominado pelos trabalhistas em Edimburgo, eleito como parte da autonomia limitada concedida à Escócia sob seu governo ¿delegado¿ desde 1999. O SNP promete tentar dar ao Parlamento mais controle sobre impostos e pedir uma revisão dos bilhões de dólares gerados pelo petróleo do Mar do Norte, que saem da Escócia para o Tesouro britânico.