Título: Diário escrito por Reagan revela bastidores da Casa Branca
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/05/2007, Internacional, p. A14

Ronald Reagan considerava seu secretário de Estado ¿paranóico¿, dizia-se surpreso com a timidez de Michael Jackson e sentia-se a pessoa mais solitária do mundo quando sua mulher, Nancy, saía de viagem. As indiscrições do ex-presidente americano foram guardadas num diário, escrito cuidadosamente por ele durante seus dois mandatos, entre 1981 e 1989, e estarão num livro, que será lançado em junho nos EUA. Ontem, a revista Vanity Fair publicou trechos de The Reagan Diaries (Os diários de Reagan, em português) na edição que chegou ontem às bancas.

O historiador Douglas Brinkley editou os cinco volumes originais, escritos à mão, que estavam guardados na Biblioteca Ronald Reagan, em Simi Valley, na Califórnia. Os diários revelam um presidente espirituoso, engraçado, romântico e, na maioria das vezes, bastante determinado.

Sobre Fidel Castro, Reagan escreveu em 1981: ¿Relatórios da inteligência dizem que Castro está preocupado comigo. Eu é que estou muito preocupado em encontrar alguma coisa que justifique a preocupação dele.¿

Em 1982, seu secretário de Estado, Alexander Haig, pediu demissão alegando que ele e o presidente tinham divergências sobre política externa. Reagan comentou: ¿Na verdade, nosso único desentendimento era sobre quem deveria determinar nossa política externa, se era eu ou ele.¿

De acordo com Reagan, uma das maiores saias-justas da administração se deu num encontro com o príncipe Charles, em 1981. ¿A hora do chá foi um desastre porque Charles se recusou a beber. Foi o horror dos horrores. Eles serviram o chá do nosso jeito, com o saquinho dentro da xícara. Eu não sabia o que fazer.¿

Em 1986, no auge do escândalo Irã-Contras, seu assessor, o coronel Oliver North, e o conselheiro de Segurança Nacional, John Poindexter, foram indiciados por envolvimento no financiamento dos contra-revolucionários na Nicarágua com o dinheiro ilegal da venda de armas para o Irã. ¿North não me avisou nada sobre isso. Pior, John soube da história e não me contou. Talvez seja o caso de demiti-los¿, escreveu.

Em 30 de março de 1981, ele descreve os momentos que se seguiram ao atentado que sofreu. ¿Entrei na sala de emergência, colocaram-me numa maca e tiraram minha roupa. Só então fiquei sabendo que havia levado um tiro e tinha uma bala no meu pulmão.¿ E completa de maneira sucinta. ¿Tomar um tiro dói.¿

FRASES

Ronald Reagan Ex-presidente dos EUA

¿Relatórios da inteligência dizem que Castro está preocupado comigo. Eu é que estou muito preocupado em encontrar alguma coisa que justifique a preocupação dele.¿ (Sobre Fidel Castro, em 1981)

¿Na verdade, nosso único desentendimento era sobre quem deveria determinar nossa política externa, se era eu ou ele.¿ (Sobre o secretário de Estado Alexander Haig, em 1982)

¿A hora do chá foi um desastre porque Charles se recusou a beber. Foi o horror dos horrores. Eles serviram o chá do nosso jeito, com o saquinho dentro da xícara. Eu não sabia o que fazer.¿ (A respeito de um encontro com o príncipe Charles, em 1981).