Título: Telefónica pode deixar grupo
Autor: Caminoto, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/05/2007, Negócios, p. B17
Os investidores italianos que compraram o controle da Telecom Italia em parceria com a Telefónica informaram que a companhia espanhola pode deixar o consórcio Telco caso discorde de uma grande venda de ativos da Telecom Italia ou de uma aliança.
A Telefónica, os bancos italianos Mediobanca e Intesa SanPaolo, a seguradora Generali e a família que controla a italiana Benetton fecharam um acordo para adquirir a Olimpia (holding que controla 18% da Telecom Italia) da Pirelli por 4,1 bilhões, ou o equivalente a US$ 5,58 bilhões.
Caso a Telefónica discorde dos planos da Telecom Italia de realizar 'desinvestimentos no exterior superiores a 4 bilhões ou fechar alianças estratégicas com empresas de telecomunicações', o grupo espanhol pode sair do consórcio, informaram as empresas italianas em comunicado conjunto.
Como a Telefónica tem 42,3% da Telco, que por sua vez tem 23,6% das ações ordinárias da Telecom Italia, se a companhia espanhola decidir deixar o consórcio por meio de uma operação de desmembramento, o grupo espanhol ainda terá 10% das ações ordinárias da Telecom Italia. O consentimento da Telefónica é necessário na primeira rodada de votações sobre decisões da Telco, como separar ações das empresas, fusões e política de dividendos, informaram as empresas.
Se a Telefónica discordar, a maioria simples dos votos é suficiente, e os compradores italianos têm 57,7% da Telco, ante 42,3% da Telefónica. Os investidores italianos também buscarão um acordo com a Telefónica sobre a entrada de novos sócios, também italianos, na Telco.
As empresas reiteraram que os investidores italianos compraram antes da Telefónica os direitos sobre qualquer ação da Telco que esteja à venda.
O órgão regulador do mercado italiano, o Consob, solicitou mais detalhes sobre o negócio, após a Telefónica anunciar que o acordo lhe dá alguns poderes de veto sobre as decisões do consórcio.