Título: Lupi vê risco de 'repetir história da Previdência'
Autor: Manzano Filho, Gabriel
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/05/2007, Nacional, p. A8

Recém-chegado ao Ministério do Trabalho, começando a tomar pé dos problemas e da falta de dinheiro, o ministro Carlos Lupi já se deu conta de um caso urgente: ¿Do jeito que está, o FAT vai repetir a história da Previdência. Lá atrás, ela tinha capital, uma gestão financeira mais organizada. Levaram seus recursos e mexeram tanto, que ela ficou como está hoje, altamente deficitária.¿

Disposto a evitar isso, Lupi se reunirá amanhã com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. ¿Vou pedir que o FAT seja dispensado de repassar dinheiro para a DRU¿, antecipa. ¿Com os 40% que lhe sobram, o fundo não consegue mais cumprir suas metas.¿ No balanço de 2005, o déficit estava em R$ 6,4 bilhões. Em 2006, saltou para R$ 7,5 bilhões.

Lupi já debateu o futuro do FAT com o Senado, líderes sindicais e técnicos do ministério. Seu plano é ¿sensibilizar todo mundo¿ em duas direções: equilibrar as finanças e ampliar ao máximo as atividades de requalificação de desempregados, para reduzir o tempo de desemprego. ¿Estou fazendo apelos para todos os lados¿, afirmou.