Título: Euforia nas bolsas de valores já provoca temor de 'bolha global'
Autor: Dantas, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/05/2007, Economia, p. B9
A euforia que tomou conta dos investidores no Brasil, com o índice Ibovespa superando os 50 mil pontos, não é um fenômeno isolado. No mundo todo, as bolsas de valores, especialmente dos países emergentes, estão batendo recordes atrás de recordes e já começa a surgir preocupação com a possibilidade de uma bolha global nos mercados acionários, que seria particularmente forte nas economias em desenvolvimento.
Em um recém-lançado trabalho, o economista americano Nouriel Roubini, famoso por suas previsões pessimistas, alerta para os riscos da gigantesca acumulação de reservas pelos países asiáticos, pela Rússia e agora também pelo Brasil e outras nações latino-americanas. Para ele, a tentativa desses países de evitar a valorização de suas moedas ante o dólar representa uma volta aos regimes de câmbio semifixo e está na origem da imensa liquidez global que pode estar alimentando bolhas nos mercados de ações e de imóveis.
A razão é que os bancos centrais injetam moeda nas suas economias ao comprar os dólares que vêm inundando os países emergentes por meio de saldos em conta corrente, investimentos diretos, aplicações nas bolsas e em títulos de renda fixa. Esse processo de enxugamento, chamado de 'esterilização' no jargão econômico, não é completo e o dinheiro que sobra pode provocar inflação ou bolhas em mercados de ativos como ações e imóveis.