Título: `Mudei a imagem de partido que plantava florzinha¿
Autor: Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/04/2007, Nacional, p. A9
No segundo mandato na Câmara, Marcelo Ortiz (SP) se uniu aos novatos do PV e derrubou Sarney Filho (MA), ex-ministro e deputado, da liderança da legenda. Há 12 anos na sigla, Ortiz, de 72 anos, formado em Direito, considera-se um dos responsáveis pela mudança da imagem do PV. ¿Antes, achavam que o PV era um partido que só plantava florzinha e tinha muito veado e maconheiro.¿
A bancada do PV cresceu muito na última eleição. O partido abriu a porteira para poder crescer?
Os deputados que entraram têm bastante ligação com o meio ambiente. Mas o PV não é só meio ambiente. Ele cuida também do social, se preocupa com os excluídos, com os pobres, os homossexuais. O PV é um partido com todas as características de quem se preocupa com o ser humano.
Os chamados verdes históricos criticam o crescimento da bancada e alegam que, hoje, a maioria dos parlamentares não tem envolvimento com causas do ambiente.
Não somos contrários à história do PV. Ninguém nasce de chocadeira. Mas tudo tem uma evolução. E o PV evoluiu. Antes existia um estereótipo em relação ao partido. Chegaram a dizer que o PV era um partido de fundamentalistas.
Ainda existe estereótipo?
Existe. Tenho 12 anos de PV e já ouvi muita gozação. Mas eu ajudei a mudar a imagem do PV. Antes, achavam que o PV era um partido que só plantava florzinha e tinha muito veado e maconheiro. Agora não. Mas eu nunca achei isso do PV.
Como ajudou a mudar a imagem?
Pela minha forma de ser. Eu sou muito brincalhão, mas também sou muito sério, sem ser ranzinza. Venci na minha profissão como advogado pela minha seriedade. Além disso, sou extremamente democrático.
Por que decidiu entrar para o PV?
Senti que o PV tinha tudo para ser a opção para a solução dos problemas da natureza do País. Sempre tive ligação com a natureza. Tenho uma propriedade pequena, onde jamais deixei tirar árvore para fazer cabo de enxada.
O PV vai continuar apoiando o governo Lula?
Nós estamos na base aliada. Mas o governo não vai enfiar nada goela abaixo. O que for contra princípios do partido vamos votar contra o governo. Não vamos nunca votar a favor dos transgênicos. O PV será sempre independente.