Título: García faz cruzada por acordo com os EUA
Autor: Dantas, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/04/2007, Economia, p. B8

Na última segunda-feira, o presidente do Peru, Alan García, encontrou-se em Washington com seu colega George W. Bush para batalhar por um objetivo central da sua estratégia econômica: a aprovação pelo Congresso americano do tratado de livre comércio (TLC) com os Estados Unidos.

Há algum risco para o acordo, já que os democratas insistem em incluir temas de relações trabalhistas e proteção ambiental em todos os novos tratados de livre comércio que os Estados Unidos fechar.

Luiz Alonso García, vice-ministro de Comércio Exterior e Turismo do Peru, diz que o principal ganho do TLC com os Estados Unidos será o de consolidar o sistema de preferências tarifárias que o país tem no mercado americano, que hoje existe em forma temporária no âmbito do acordo para o combate ao narco-tráfico.

¿O investidor tem de ter horizonte de longo prazo. Portanto, é preciso que a isenção de tarifas para vários dos nossos produtos no mercado americano seja fixada em definitivo¿, explica.

Segundo Garcia , ¿o presidente tem uma visão clara de priorizar a região Ásia-Pacífico (o que inclui a costa oeste dos Estados Unidos)¿. Quanto ao Mercosul, que não parece estar no topo das prioridades de estratégia comercial do Peru (embora já haja um acordo de complementação em vigor), García comenta que ¿há um grupo de países (na América do Sul) que crê na integração regional, e outro que está mais ligado nas oportunidades fora da região, como o Peru e o Chile¿.

Para muitos chilenos, porém, como David Ritchie, da Escola de Administração de Negócios para Graduados (ESAN), em Lima, o Brasil deveria ser uma das grandes prioridades das empresas peruanas.