Título: Assembléia da CPT critica Lula
Autor: Arruda, Roldão
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/04/2007, Nacional, p. A14
Na assembléia anual da Comissão Pastoral da Terra (CPT), encerrada ontem em Goiânia, coordenadores da organização criticaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que ele foge sempre dos enfrentamentos com a bancada ruralista do Congresso.
É por causa disso, na opinião deles, que até hoje não foi aprovada a proposta de emenda constitucional que permite destinar automaticamente para a reforma agrária as propriedades onde se encontrar condições de trabalho análogas às do trabalho escravo. Depois de passar pelo Senado, a proposta empacou na Câmara. Acredita-se que a emenda poderia ser aprovada se o governo mobilizasse sua base parlamentar.
Para eles, outro indicador do temor do presidente da República diante da bancada ruralista no Congresso seria a sua recusa em assinar a portaria que altera os índices de produtividade rural. A minuta com a proposta de mudança, preparada pelo ex-ministro Miguel Rossetto, está parada em sua mesa há mais dois anos.
Segundo integrantes da CPT, com essa alteração dos atuais índices - em vigor desde os anos 70 - seria possível desapropriar um maior volume de terras nas Regiões Sul e Centro-Oeste, as mais visadas pelos sem-terra.