Título: Debate de hoje poderá selar acordo entre Ségolène e Bayrou
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/04/2007, Internacional, p. A18
A candidata socialista à presidência da França, Ségolène Royal, e seu ex-adversário centrista, François Bayrou, se encontrarão hoje às 11h de Paris (6h de Brasília) para um debate que vem causando polêmica no país. O encontro é considerado por muitos como ato final de aproximação entre a esquerda e o centro, que poderiam unir-se contra o candidato conservador Nicolas Sarkozy. O segundo turno das eleições será no próximo domingo, dia 6.
Depois de incertezas e críticas, o debate entre Ségolène e Bayrou será realizado no Hotel Westin, em Paris, e terá a transmissão das redes BMF-TV e RMC. O encontro buscará pontos comuns entre os projetos da esquerda e do centro. Na quinta-feira, o evento chegou a ser ameaçado pela desistência da TV Canal+ e da Imprensa Regional, entidade que reúne veículos do interior, de promover o debate. A decisão gerou acusações sobre uma suposta intervenção de Sarkozy para tentar impedir o evento.
Bayrou, que somou 6,75 milhões de votos no primeiro turno, afirmou à rádio RTL que ¿intervenções diretas foram feitas para impedir o debate. Sarkozy representa um risco para a França¿. Minutos depois, foi a vez de Ségolène criticar o adversário. ¿Sarkozy usa métodos de outro tempo. Mas as pressões não nos farão calar.¿ Sarkozy negou as acusações: ¿É insultante para os jornalistas afirmar que eles obedeceriam ordens.¿ Para o porta-voz de campanha de Sarkozy, Axel Poniatowski, as acusações de Bayrou são ¿um exemplo de irresponsabilidade¿. Sarkozy criticou ontem também as declarações da socialista defendendo o boicote os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 para forçar a China a votar a favor de sanções contra o Sudão, em relação à violência na região de Darfur. ¿É um absurdo! Afinal, o que ela quer? Que a China se abra ou se feche?¿, questionou Sarkozy.
Segundo nova pesquisa do Instituto TNS-Sofres, Sarkozy tem 51% das intenções de votos e Ségolène Royal, 49%. A diferença entre os dois caiu 4 pontos porcentuais.