Título: Ipea não sofrerá interferência, diz ministro
Autor: Veríssimo, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/05/2007, Nacional, p. A6

A preocupação com o aparelhamento político do Instituto de Pesquisa Econômica e Social Aplicada (Ipea) levou ontem dirigentes do órgão ao gabinete do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. O Ipea será transferido do Planejamento para a nova secretaria de Ações de Longo Prazo, que será chefiada pelo economista Roberto Mangabeira Unger.

Após o encontro, o presidente do Ipea, Luiz Henrique Proença Soares, disse que recebeu, tanto de Paulo Bernardo quanto de Unger, a garantia de que será respeitada ¿a autonomia de pensamento¿ do Ipea.

Proença Soares disse que recebeu, na semana passada, um telefonema de Mangabeira Unger que o tranqüilizou em relação às notícias veiculadas pela imprensa, de que a transferência do Ipea para a Secretaria poderia desencadear um processo de politização do instituto.

¿O ministro reiterou o seu compromisso pela autonomia de pensamento do Ipea. Essa garantia nos deixa otimistas em relação ao futuro do Ipea¿, disse Soares. Ele contou também que o ministro Paulo Bernardo informou que o desejo de Unger é colocar o Ipea no centro do debate, mas respeitando a sua autonomia e, eventualmente, até com a possibilidade de fazer críticas à políticas do governo.

VISITAS

O presidente do Ipea garantiu que não recebeu nenhuma pressão para nomeações políticas para o Ipea. Segundo Soares, duas pessoas o procuraram em nome do PRB, atual partido de Unger e do vice-presidente, José Alencar. Mas o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) negou que essas pessoas estivessem falando em nome do partido. No entanto, a visita gerou um temor de que a mudança implicasse na interferência política no trabalho do instituto.

Soares disse que a transferência do Ipea para a nova secretaria deverá ocorrer cerca de 20 dias depois da nomeação de Unger para o cargo. A conversa com Paulo Bernardo, segundo ele, foi para discutir essa transição. O presidente do IPEA elogiou Unger, atualmente professor da Universidade de Harvard. ¿Certamente ele é um pesquisador, um pensador com alta capacidade técnica, e sensível para os problemas do País¿, disse o ministro.