Título: Acordo prevê Banco do Sul em junho
Autor: Guimarães, Marina
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/05/2007, Economia, p. B5

Os ministros de Economia ou Fazenda de Brasil, Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela fecharam ontem um acordo que acelera a criação do Banco de Sul e prevê para junho, em data a ser definida, a assinatura da ata de fundação. Pelo acordo, o banco começaria a funcionar antes do fim do ano.

Na abertura da reunião, que foi realizada em Quito, o presidente do Equador, Rafael Correa, propôs a criação de um banco de desenvolvimento e um fundo de estabilização para impulsionar o crescimento econômico e social da América do Sul. Pela proposta de Correa, o Banco do Sul será uma alternativa a organismos multilaterais como o Banco Mundial (Bird) ou o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A idéia é constituir um fundo que reúna as reservas monetárias dos seis países com as funções do Fundo Monetário Internacional (FMI), quando algum dos sócios tiver problemas de déficit. O FMI latino proposto por Correa integraria um banco para financiar projetos de desenvolvimento nos setores de infra-estrutura e luta contra pobreza. A proposta conseguiu o objetivo de avançar as negociações para criação do Banco do Sul, lançado no início do ano passado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com apoio de Néstor Kirchner, da Argentina.

Participaram do encontro os ministros do Brasil, Guido Mantega; da Argentina, Felisa Miceli; da Bolívia, Luis Alberto Arce; do Equador, Ricardo Patiño; do Paraguai, Ernst Bergen; e da Venezuela, Rodrigo Cabezas. Segundo Mantega, o Brasil participou como membro de pleno direito, empenhado em fortalecer a integração da América do Sul. Ele afirmou que a criação do Banco do Sul é um passo em direção à formação de 'um grande bloco' de nações.

Mantega também destacou os avanços nas conversas sobre a criação de uma moeda única e disse que a experiência do Brasil e da Argentina, de fazer negócios com suas respectivas moedas nacionais, poderia se espalhar por todos os países sul-americanos.