Título: Presidente diz que vai apurar tudo
Autor: Oliveira, Clarissa
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/05/2007, Nacional, p. A9

Considerado excessivamente ligado ao governo, o presidente da CPI, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), procura garantir que tudo vai ser investigado pela comissão. 'Uso uma frase do Ulysses Guimarães: CPI a gente só sabe como começa, nunca sabe como termina.'

Defensor da tese de que a investigação deve começar pelo acidente da Gol, Castro afirmou ter ficado 'confortado' ao ver que os primeiros requerimentos apresentados por representantes da oposição como Gustavo Fruet (PSDB-PR) e Vanderlei Macris (PSDB-SP) apontam exatamente para a investigação do acidente. 'Isso demonstra que até mesmo a oposição concorda conosco. Precisamos , primeiro, entender o que causou o caos aéreo, para depois entrar nas outras questões', defendeu.

Outros temas como corrupção, controle civil ou militar do espaço aéreo, controladores de vôo e Infraero, de acordo com ele, também serão apurados logo após esgotada a questão do acidente.

Com relação à metodologia de trabalho da CPI, Castro adiantou que pretende propor, na reunião da terça-feira, um calendário de três encontros semanais - dois de manhã e um à tarde, às terças, quartas e quintas-feiras - para os trabalhos da comissão. Até sexta, de acordo com o presidente, já haviam sido protocolados 29 requerimentos de convocação de autoridades e empresas e pedidos de relatórios e inquéritos.

'Considero que esta tática de se restringir, no primeiro momento, ao acidente é a linha mais construtiva, porque foi o acidente que demonstrou o que ocorre no nosso espaço aéreo', afirmou Castro.

A metodologia de convocações e audiências públicas da CPI do Apagão Aéreo, no entanto, deverá ser definida pelo relator Marco Maia (PT-RS).

ASTRONAUTA

O presidente da CPI também comentou a convocação do astronauta Marcos Pontes para ir à CPI por solicitação do deputado Geraldo Thadeu (PPS-MG). Castro afirmou ser 'um tanto surpreendente' o pedido de depoimento do astronauta, que tem chamado a atenção da imprensa pelo inusitado. 'Mesmo assim, qualquer pessoa pode ser convocada, e ele foi vítima de atrasos de dez horas em uma viagem recente', comentou.

Embora pertença à base governista na Câmara, assim como o relator, Castro faz questão de rejeitar o rótulo de chapa branca da CPI. 'A CPI não é do governo ou da oposição. Ela é uma atividade do Poder Legislativo e os deputados devem, em primeiro lugar, satisfação à sociedade', discursou.

Em sua opinião, seria 'decepcionante e frustrante' para os parlamentares e a sociedade se a CPI não produzisse um relatório coerente, com saídas para a crise. 'Não dá para dizer que a CPI não vai dar em nada. Nós estamos apenas iniciando o trabalho e não podemos ser julgados a priori', afirmou.

TODOS OS REQUERIMENTOS

CONVOCAÇÕES

Presidente da Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo, Wellington Rodrigues

Controlador de vôo Edleuzo Souza Cavalcanti, do Cindacta 1, transferido de Brasília para o aeroporto de Santa Maria (RS)

Presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira

Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi

Advogado dos controladores de vôo, Normando Cavalcanti

Presidente da empresa Gol Linhas Aéreas, Constantino de Oliveira Júnior

Presidente da Associação de Parentes e Amigos das Vítimas do Acidente da Gol, Jorge Cavalcante

O astronauta Marcos Pontes, um dos passageiros que teriam sido prejudicados com os atrasos nos vôos

Presidente da TAM, Marco Antonio Bologna

Presidente da BRA Linhas Aéreas, Humberto Folegatti

Presidente da Embraer, Fleury Curado

Ex-presidente da Embraer, Maurício Novis Botelho

Presidente da Oceanair Linhas Aéreas, Carlos Ebner

Presidente da Passaredo Transportes Aéreos, José Luiz Felício

Delegado da Polícia Federal Renato Sayão Dias, responsável pelo inquérito da PF

Presidente da Comissão de Investigação na Aeronáutica, coronel Rufino Antonio da Silva Ferreira

Os controladores de vôo que operavam as rotas do boeing da Gol e do jato Legacy no dia do acidente

RELATÓRIOS

Cópias de relatórios e de inquéritos:

Polícia Federal Força Aérea Brasileira (FAB) Tribunal de Contas da União (TCU) Infraero Agência Nacional de Aviação Civil Departamento de Aviação Civil (DAC) Comando da Aeronáutica

Outros:

Listagem dos controladores de vôo que operavam as rotas do boeing da Gol e do jato Legacy no dia do acidente

Cessão de auditores e técnicos do Tribunal de Contas da União para assessor os trabalhos da CPI.