Título: Executivo da Merck vem ao País
Autor: Formenti, Lígia
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/05/2007, Vida&, p. A16

Se for mantida a programação já acertada e impressa em um folder, o imbróglio da quebra de patente do Efavirenz vai ricochetar na 1.ª Cúpula EUA-Brasil de Inovação, agendada para os dias 11 e 12 de julho, no hotel Blue Tree Alvorada, em Brasília. Entre os palestrantes convidados para a abertura, está listado ninguém menos do que Richard Clark, que vem a ser o executivo-chefe da Merck & Co.

Até o momento, apesar de o Ministério da Saúde manter inalterada a posição de quebra de patente do medicamento da Merck, nem os organizadores do evento nem a multinacional farmacêutica cancelaram a presença do executivo.

Batizada, em inglês, de ¿First US-Brazil Innovation Summit¿, a cúpula é organizada pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), o Conselho Americano de Competitividade e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Esse ¿diálogo binacional¿, como o encontro é apresentado em folder dos organizadores, nasceu das recentes reuniões entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, dois meses atrás. A idéia é que os dois países abram uma discussão sobre a necessidade de produzir serviços e tecnologia de alto nível para ¿competir na economia global do século 21¿.

Lula e o executivo-chefe da Merck já se conhecem. Em janeiro passado, em Davos (Suíça), os dois se encontraram no Fórum Econômico Mundial. Naquela altura, Clark disse a Lula que a Merck estava transformando o Brasil em quartel-general latino-americano da empresa e ¿plataforma de exportação de produtos farmacêuticos¿.