Título: BC aproveita período de trégua
Autor: Scinocca, Ana Paula
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/05/2007, Nacional, p. A6

Com a Selic em 12,5% os juros estão longe do ideal, mas a queda contínua da taxa, ainda que lenta, fez o Banco Central deixar de ser o 'único vilão' do crescimento econômico. No primeiro mandato, 'o grande culpado' era o BC, comandado por Henrique Meirelles. Ironicamente, foi com o apoio dele para quebrar resistências junto a investidores, entre outras estratégias, que Lula chegou ao Planalto.

No segundo mandato, Meirelles vive um momento de trégua, tendo sido até mesmo festejado como um dos responsáveis reeleição. Atribui-se a queda de preços à persistência do BC em perseguir as metas da inflação, o que gerou dividendos econômicos e simpatias eleitorais.

A ex-seringueira Marina Silva é quem está, no atual momento, no fogo cruzado da crítica. Referência na área em que atua, Marina é hoje criticada até por ambientalistas que sempre apoiaram suas decisões. Para tentar acelerar a concessão de licenças ambientais, Marina teve de atender à ordem do presidente Lula e fazer uma reformulação na política ambiental.