Título: Alceni avalia que legenda 'pode desaparecer'
Autor: Samarco, Christiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/05/2007, Nacional, p. A9
A movimentação do PSDB nos últimos dias deixou claro o isolamento do DEM como oposição radical ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas o deputado Alceni Guerra (PR), que tem assento na direção partidária, diz que o problema do DEM é bem mais grave e não está no PSDB, e sim no Palácio do Planalto.
Alceni está convencido de que a nova 'grande performance' do presidente Lula, que vem ensaiando fechar uma parceria com os Estados Unidos no setor do agronegócio, pode liquidar a base ruralista do DEM. E aí, pessimista, o deputado prevê: 'O partido, que não tem eleitorado urbano nem vocação para o lado social da política, não ficará apenas encurralado. O DEM pode desaparecer.'
Na sua avaliação, a estrela de Lula é tamanha que lhe abriu a perspectiva de uma nova era JK, a partir do interesse do governo dos Estados Unidos por uma parceria com o Brasil em torno do biocombustível. A seu ver, o mesmo George W. Bush que o PT satanizou é agora o presidente que acena ao governo com a possibilidade de capitalização da classe média a partir do alto preço das commodities agrícolas.
POUPANÇA INTERNA
Com a autoridade de quem vem de uma família de produtores agrícolas, o deputado calcula que a injeção de recursos no agronegócio pode fazer a poupança interna saltar uns 10 pontos porcentuais. Com isso, atingiria a casa dos 30% do Produto Interno Bruto (PIB).
Com uma poupança interna desse porte, argumenta Alceni, aí é que o governo terá condições reais de fazer a economia do País crescer, realizando o tal 'espetáculo do crescimento' que Lula anunciou, mas ficou devendo em seu primeiro mandato. Do ponto de vista do DEM, o deputado avalia que esse cenário deixará 'efusiva' a bancada do agronegócio, que domina seu partido na Câmara.
VOTOS
Por esse raciocínio, o mesmo Lula que foi tachado de 'praga da agricultura' na campanha eleitoral passada pode acabar ganhando o título de presidente que mais fez pelo setor agrícola.
'Se o Lula viabilizar o agronegócio, os votos do setor vão nos faltar nas próximas eleições', prevê Alceni. 'E neste caso o DEM terá o mesmo destino do Partido Libertador de Raul Pila, que fez oposição ao governo JK: vai desaparecer.'