Título: Blair marca data para renunciar
Autor: Caminoto, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/05/2007, Internacional, p. A16

Após semanas de especulações na imprensa, o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, anunciou ontem que apresentará sua renúncia à rainha Elizabeth II em 27 de junho. Até lá, o Partido Trabalhista deverá escolher um novo líder para substituí-lo - quase certamente o atual ministro das Finanças, Gordon Brown. Visivelmente emocionado, Blair anunciou sua decisão num discurso em seu reduto eleitoral, em Sedgefield, no interior da Inglaterra.

Acompanhado pela mulher, Chérie, e cercado de correligionários, ele fez um balanço de seu governo, que acaba de completar dez anos. Ele salientou que sua eleição, em 1997, representou ¿um novo começo¿ para o Reino Unido, e destacou, entre outros pontos, a conclusão do processo de paz na Irlanda do Norte, os avanços econômicos e sociais do país e o engajamento de seu governo no combate à miséria na África e na defesa do meio ambiente.

Mas a parte do discurso que mais chamou a atenção foi dedicada à sua decisão de aliar-se aos EUA na invasão do Iraque, principal fator de desgaste de seu governo nos últimos anos. ¿Tomar decisões é difícil, mas no governo você tem que decidir¿, disse. ¿Fiz o que genuinamente acreditava ser o certo.¿ Ele afirmou que remover Saddam Hussein do poder - assim como o Taleban, no Afeganistão -, foi relativamente fácil. ¿Mas o revés desde então, desde o terrorismo global e aqueles elementos que o apóiam, tem sido severo, intenso e custoso¿, admitiu. ¿Para muitos, simplesmente não vale a pena. Para mim, acho que precisamos seguir nesse caminho. Eles, os terroristas, que nos ameaçam aqui e ao redor do mundo, não desistirão nunca se nós desistirmos. É um teste de determinação. E não podemos fracassar.¿

Blair enfatizou: ¿Com a mão no coração, fiz o que achava certo para o país.¿ No final do discurso, agradeceu aos britânicos pelos seus sucessos, e pediu desculpas por seus erros.

Aos 54 anos, deixa um legado polêmico. Para seus simpatizantes, o mais importante é que ele revolucionou a política britânica ao modernizar o Partido Trabalhista, criando o ¿New Labour¿ - que abandonou o alinhamento com as idéias e práticas ideológicas da antiga esquerda.

Mas o desastre da ocupação do Iraque levou sua popularidade a despencar nos últimos anos. Vários integrantes do próprio Partido Trabalhista se rebeleram contra Blair, exigindo sua renúncia. Além disso, Blair também foi prejudicado pela suspeita de que assessores próximos se envolveram num escândalo de venda de títulos honoríficos em troca de fundos para os trabalhistas.

Após vários fracassos eleitorais desde 1997, os conservadores têm agora um líder, David Cameron, que é uma ameaça real à continuidade dos trabalhistas no poder após as eleições gerais de 2008. Todas as pesquisas de intenção de voto mostram uma ampla liderança de Cameron. As eleições locais e regionais da semana passada confirmaram a vantagem conservadora.

FRASES

Tony Blair Primeiro-ministro

¿Tomar decisões é difícil, mas no governo você tem de decidir¿

¿Com a mão no coração, fiz o que achava certo para o país¿

¿Eles, os terroristas que nos ameaçam, não desistirão nunca se nós desistirmos. É um teste de determinação e não podemos fracassar¿

¿O revés (após a deposição do Taleban e de Saddam Hussein), desde o terrorismo global e aqueles elementos que o apóiam, tem sido severo, intenso e custoso¿.