Título: Clodovil ofende colega e pode sofrer punição
Autor: Lopes, Eugênia e Leal, Luciana
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2007, Nacional, p. A4

Em uma tumultuada sessão da Câmara, onde se discutia desde aumento salarial para parlamentares e para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva até uma homenagem a Frei Galvão, ontem, o deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP) transformou-se no centro das atenções ao protagonizar novo round em seu embate com Cida Diogo (PT-RJ).

Em uma rápida discussão com a petista, no fundo do plenário, Clodovil disse para a deputada que ela nem poderia se prostituir por ser ¿feia¿. A petista caiu no choro e, acompanhada de parte da bancada feminina da Câmara, foi reclamar com o corregedor da Câmara, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), que prometeu abrir um processo disciplinar contra Clodovil. Com pressão alta, Cida Diogo teve de ser atendida pelo serviço médico da Câmara e depois não quis falar com a imprensa.

¿Eu disse para ela: digamos que uma moça bonita se ofendesse porque ela pode se prostituir. Não é o seu caso, a senhora é uma mulher feia¿, relatou Clodovil, ao reproduzir sua versão do diálogo que teve com a petista. ¿Eu tenho culpa de ela ser feia?¿, emendou. ¿Estou acostumado a esses tipos de senhora que se promovem com pequenos chiliques.¿

O comportamento de Clodovil deixou as deputadas indignadas. O líder do PT, deputado Luiz Sérgio (RJ), subiu à tribuna para criticar o comportamento do deputado. Maria do Rosário (PT-RS) começou a gritar para que Clodovil deixasse o plenário. O líder do governo na Câmara, deputado José Múcio Monteiro (PTB-PE), teve de intervir e pedir que Clodovil deixasse o plenário até os ânimos serenarem.

Clodovil seguiu então para a porta do plenário, para dar entrevistas.

As desavenças entre Clodovil e Cida Diogo começaram há cerca de 15 dias. Motivo: as declarações do deputado, feitas em seu programa de televisão, de que ¿as mulheres hoje em dia trabalham deitadas e descansam em pé¿. Com o aval da bancada feminina da Câmara, Cida Diogo começou a recolher assinaturas para que o colega fosse obrigado a se retratar publicamente, pedindo desculpas às mulheres. Até ontem, a petista já havia conseguido 83 assinaturas de parlamentares.

Depois de fazer uma consulta à Mesa da Câmara, Clodovil foi falar com Cida Diogo no plenário para, segundo ele, avisá-la que ¿aquilo não ia dar em nada¿, pois a Constituição garante aos parlamentares a inviolabilidade de opinião. ¿Sou uma pessoa séria, não sou de me jogar no chão. Tenho horror de gente que geme¿, disse Clodovil.

Assim como fez há 15 dias, quando protagonizou um bate-boca no plenário da Câmara com Cida sobre o mesmo assunto, ontem novamente o deputado usou de ironia. Ao ser questionado se não tinha sido ofensivo ao chamar a petista de feia, o deputado foi categórico: ¿Ofensivo? Quantas vezes ouvi isso e daí? Não me matei¿.

Ele aproveitou para dizer que, em vez de se matar, foi operado por uma famosa cirurgiã plástica. ¿Cada um age como quer. Se você é ofendido por uma pessoa, dá um bofetão na cara dela. Agora, essa cena de ir chorando se atirar no chão é divulgação¿.