Título: Os candidatos ao Bird
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/05/2007, Economia, p. B12
Tony Blair: Atual primeiro-ministro britânico, deixa o cargo no dia 27 de junho. Pesa contra ele o fato de não ser americano. Um acordo tácito entre os Estados Unidos e a União Européia prevê que um americano sempre ocupará a presidência do Banco Mundial, enquanto um europeu fica responsável pelo comando do Fundo Monetário Internacional (FMI). A favor de Blair está sua relação próxima com o presidente George W. Bush.
Paul Volcker: Ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na década de 80. É considerado o grande responsável pela queda da inflação nos EUA. Em 2004, liderou uma investigação do programa iraquiano Óleo por Comida.
Carlos Gutierrez: Atual secretário de Comércio dos EUA, tem grande prestígio com o presidente Bush. Nascido em Cuba, é considerado um típico caso de `self-made man¿. Começou dirigindo caminhões de entrega da Kellogg¿s.
Stanley Fisher: Atual presidente do Banco de Israel, o banco central do país, foi vice-diretor gerente do FMI. Nascido em Zâmbia, é naturalizado americano.
Ashraf Ghani: Atual presidente da Universidade de Cabul, foi ministro das Finanças do Afeganistão. É considerado um dos responsáveis pela reconstrução da economia afegã após a guerra de 2001.
Robert Kimmitt: Atual vice-secretário do Tesouro dos EUA, foi embaixador do país na Alemanha. É um veterano condecorado da guerra do Vietnã.
Robert Zoellick: Ex-secretário de Comércio dos EUA, ajudou a lançar a Rodada Doha de liberação do comércio.