Título: 'Bolsa tem de agradecer ao governo'
Autor: Veríssimo, Renata e Oliveira, Ribamar
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/05/2007, Economia, p. B3

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, no discurso que fez na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no Palácio do Planalto, que a Bolsa de Valores deve agradecer ao governo, em público, pelos recordes que vem batendo em volume de negócios.

'A bolsa deve, publicamente, sempre que puder, agradecer tudo o que foi feito neste governo para que ela chegasse à situação extraordinária que está hoje', disse. 'Agora ela está parecendo bolsa mesmo, porque tem volume. Não é aquela bolsa pequenininha, que parecia um enfeite'.

Nos meses que antecederam as eleições de 2002, o mercado viveu dias de stress com a perspectiva de Lula chegar à Presidência da República.

Havia temores de que um presidente de esquerda decidisse dar um 'calote' na dívida e lançasse o País numa crise financeira. Agora, avaliou Lula, esses preconceitos foram vencidos.

'O medo que eles (operadores de Bolsa ) tinham de mim era um negócio assim, maluco. Veja como mudaram', ressaltou.

Lula lembrou ainda que na campanha eleitoral de 2002 não podia nem passar em frente à Bolsa de Valores de São Paulo, mas, depois de 'muita labuta', foi convidado a entrar no prédio.