Título: Rede pública de TV deve custar R$ 300 milhões
Autor: Domingos, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/05/2007, Nacional, p. A8
A rede nacional de TV pública que o presidente Lula decidiu criar deve ter verbas do Orçamento da União e de um fundo de financiamento, venda de serviços e patrocínios de empresas. ¿Não adianta ter o melhor modelo de gestão se não tivermos um modelo de financiamento que vá além dos recursos orçamentários¿, disse o ministro da Comunicação de Governo, Franklin Martins. O fundo poderia receber dinheiro da cultura e de loterias. Não há, ainda, cálculo fechado, mas o custo da rede deve chegar perto dos R$ 300 milhões.
¿Se a TV pública tiver só recursos orçamentários, isso pode deixá-la vulnerável a um governo que não goste de TV pública e, pelo corte de verbas, tente sufocá-la¿, explicou Franklin na abertura do 1º Fórum Nacional de TVs Públicas. Ele contou que a TV pública implicará a fusão entre a Radiobrás e as TVs Educativas do Rio e do Maranhão e funcionará a partir de 2 de dezembro, mesmo dia em que as emissoras de TV aberta começarão a mudar o sinal analógico para digital.
Franklin disse que em 15 dias vai entregar a Lula o estudo sobre a TV pública, baseado em três pontos: modelo de gestão, formas de financiamento e modelo de TV a ser adotada. Em seguida, o presidente editará medida provisória para criar a rede nacional. ¿Nossa intenção é estar com tudo preparado para 2 de dezembro¿, afirmou.
As idéias debatidas no fórum, que vai até sexta-feira, serão enviadas aos Ministérios da Cultura e da Comunicação de Governo, que fecharão o projeto que será entregue a Lula. Uma idéia é oferecer às emissoras estaduais que vão colaborar com a programação formas de financiamento para renovar máquinas, pois muitas estão sucateadas. O dinheiro poderia sair do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Franklin disse que só serão assinados acordos que não permitam aos Executivos estaduais manipularem a programação.
No fórum, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), apresentou um slogan para a nova rede de TV que acreditava ser novidade, mas parece inspirado no da TV Globo. A frase, que Chinaglia disse ter sido criada por deputados do PT, é: ¿A TV onde o Brasil poderá se ver.¿ Mas desde 2000, a Globo usa o slogan ¿Globo, a gente se vê por aqui¿, que, com o passar dos anos, sofreu algumas variações, como ¿Globo, o Brasil se vê na sua TV¿.