Título: Faltam 18 assinaturas para abrir nova CPI
Autor: Domingos, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/05/2007, Nacional, p. A11

Vinte e nove senadores assinaram o requerimento que cria a comissão parlamentar de inquérito para investigar o desvio de dinheiro em obras públicas, já conhecida por CPI da Navalha. Na Câmara, os deputados apresentaram 153 assinaturas, 18 a menos do que as 171 necessárias. Se a Câmara conseguir chegar às 171, estará criada a CPI mista, com senadores e deputados. O governo, no entanto, já se movimenta para esvaziar a lista e abortar a comissão.

O PT, que tem a segunda maior bancada na Câmara - 83 deputados -, decidiu negar apoio à CPI. Para o líder do partido, Luiz Sérgio (RJ), quando a comissão for instalada tudo terá sido apurado pela PF.

Os líderes da coleta de assinaturas acreditam que até a semana que vem terão mais de 171 nomes. ¿Com o objetivo alcançado no Senado, há um impacto na Câmara, que não vai querer ficar com o ônus de impedir a investigação¿, disse o deputado Augusto Carvalho (PPS-DF), um dos autores do requerimento.

A CPI da Navalha nem foi criada ainda, mas já provocou cenas de quase pugilato. Ontem, por cerca de cinco minutos, os deputados Sílvio Costa (PMN-PE), Luciana Genro (PSOL-RS) e Chico Alencar (PSOL-RJ) bateram boca no Salão Verde da Câmara. Foi uma gritaria só. O grupo que coleta as assinaturas havia convocado uma entrevista coletiva para fazer um balanço do trabalho e aproveitou para divulgar uma pauta de sugestões que, de acordo com os deputados, ajudará a combater a corrupção.

Ao ver o grupo reunido, o deputado Sílvio Costa começou a gritar, chamando a ação de ¿palhaçada¿. Ele acusou os integrantes de querer ¿aparecer¿ e posar de éticos. Costa foi um dos primeiros a apoiarem a proposta de investigação. ¿Estou comunicando ao Brasil que não participo dessa palhaçada. Vou retirar minha assinatura. Isso é uma palhaçada! Vocês estão com teatro!¿, gritou. ¿Se Vossa Excelência é do tipo que assina e recua, assuma. Se quer retirar, assuma. Se a sua firma não é firme, retire!¿, respondeu Chico Alencar. ¿É uma palhaçada alguns poucos que querem tripudiar com a imagem da Casa. O que não pode é o senhor Chico Alencar, o senhor Raul Jungmann (PPS-PE), o senhor Fernando Gabeira (PV-RJ), a senhora Luiza Erundina (PSB-SP), a senhora Luciana Genro virem aqui posar de paladinos da ética!¿, retrucou Costa.

Luciana Genro ficou irada. ¿Quer uma desculpa para retirar a assinatura? Você vendeu a sua assinatura para o governo. Vendeu!¿, gritou. Foi preciso que os seguranças do plenário entrassem em ação. Eles levaram os dois para lados opostos.

FRASES

Sílvio Costa Deputado (PMN-PE)

¿Estou comunicando que não participo dessa palhaçada. Vou retirar minha assinatura. Vocês estão com teatro!¿

Luciana Genro Deputada (PSOL-RS)

¿Quer uma desculpa para retirar a assinatura? Você vendeu a sua assinatura para o governo. Vendeu!¿.