Título: Irlanda pede veto à carne do Brasil
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/05/2007, Economia, p. B10

O governo da Irlanda entregou ontem supostas provas à Comissão Européia de que os padrões de qualidade da carne brasileira estão violando as regras do bloco e pede que ações sejam tomadas por Bruxelas contra o País para bloquear o comércio.

Os europeus já haviam enviado uma série de missões de veterinários ao Brasil para avaliar a questão fitossanitária das exportações de carne.

Mas apenas deram um prazo para que o governo tome as providências necessárias para ajustar a produção nacional. Os europeus querem medidas concretas do Brasil até o fim do ano, medida que foi considerada como 'frustrante' pelos produtores de carne bovina de várias partes da Europa que sofrem a concorrência brasileira.

Os irlandeses são os que mais atacam esse prazo dado pela Comissão Européia, alegando que isso permitirá que a carne brasileira entre por mais de seis meses ao mercado europeu sem garantia de qualidade. O Ministério da Agricultura da Irlanda, diante da decisão da Comissão Européia, optou por enviar seus próprios veterinários ao País.

Segundo o porta-voz da Comissão Européia, Phillip Todd, a Irlanda tem o direito de tomar essas medidas e fazer essas visitas. Mas não pode, isoladamente, impor qualquer embargo ao comércio da carne brasileira.

'Dissemos à delegação que veio nos visitar que estaríamos esperando por mais detalhes sobre essas provas e que iríamos avaliá-las', afirmou Todd. Os irlandeses teriam visitado uma série de fazendas e chegado à conclusão de que os problemas fitossanitários eram 'graves'.