Título: PF prende 17 por desmatamento no Parque do Xingu
Autor: Francisco, Nelson
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/05/2007, Nacional, p. A10

Índios, empresários e servidores públicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram presos ontem durante a Operação Mapinguari, desencadeada pela Polícia Federal em cinco Estados.

Segundo as investigações, que tiveram início há dez meses, essas pessoas integram uma quadrilha que extraiu 2.000 cargas de madeira de uma área de 8.500 hectares do Parque Nacional Indígena do Xingu (no norte de Mato Grosso). O material foi vendido para madeireiras em Santa Catarina, Paraná, Goiás e Mato Grosso. Até o começo da noite, 17 pessoas haviam sido presas.

As 47 prisões e 57 mandados de busca e apreensão foram decretados pelo juiz da 1ª Vara Federal em Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva, que aceitou pedido do Ministério Público Federal. Quinze madeireiras foram fechadas. ¿Madeireiras da região mandavam cargas para filiais ou clientes em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás¿, disse o delegado Franco Perazzoni, envolvido na operação.

ACUSAÇÃO

De acordo com a denúncia do Ministério Público, seis índios da etnia trumai facilitavam a extração e a comercialização da madeira do parque - criado em 1961 pelos irmãos Villas Boas. Além dos índios, quatro servidores do Ibama tiveram as prisões decretadas, acusados de aprovar planos de manejo florestal fraudulentos.

A sentença que determina a prisão dos índios não esclarece se eles foram considerados aculturados, podendo por isso responder criminalmente por seus atos. Procurada pelo Estado, a assessoria da Funai não prestou esclarecimentos sobre o caso.

A PF informou que os grileiros, proprietários rurais e arrendatários seriam responsáveis por providenciar recursos financeiros e contratar pessoal para executar os trabalhos do grupo. Técnicos e consultores ambientais tinham como função obter facilidades nos órgãos públicos e corromper servidores. Os valores da negociação e dos negócios da quadrilha não foram divulgados.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Mato Grosso, Goiás, Paraná e Santa Catarina, além de na aldeia Terra Nova, no parque. ¿O Parque Indígena do Xingu vem sofrendo intensa invasão, ocupação e exploração de suas riquezas naturais, sendo os índios que nela habitam ameaçados, assim como servidores públicos encarregados do desenvolvimento de atividades oficiais naquela área¿, disse o juiz Silva.

LENDA

O parque tem 28 mil quilômetros quadrados, nos quais vivem cerca de 4.000 índios de 14 etnias. Conforme lendas indígenas, Mapinguari é um ser que protege a floresta contra os que lhe fazem mal.

Para certos povos amazônicos, é um bicho parecido com o homem, mas de corpo coberto de pêlos, com um só olho e uma boca grande que termina na barriga. Teria ainda pés virados e mãos em forma de garra.

A OPERAÇÃO

47 mandados de prisão foram pedidos pelo juiz Sebastião Julier da Silva, da Justiça Federal de Mato Grosso

17 pessoas foram presas ontem pela Polícia Federal

57 mandados de busca e apreensão foram decretados pela Justiça Federal de Mato Grosso

15 madeireiras foram fechadas ontem durante a Operação Mapinguari.