Título: Senador já fala como primeiro-ministro
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/05/2007, Internacional, p. A12

Mesmo que não tenha sido nomeado ainda - o que deve ocorrer hoje -, o senador François Fillon, de 53 anos, já fala como novo primeiro-ministro da França. As primeiras declarações foram feitas em seu blog na internet. ¿O governo que Nicolas Sarkozy nomeará em alguns dias deverá encarnar a união dos franceses e atacar imediatamente os problemas mais graves¿, escreveu Fillon.

Nascido na cidade de Mans, Fillon começou a carreira política como assistente parlamentar, em 1976. Cinco anos depois, foi eleito pela primeira vez, tornando-se membro do Conselho Municipal de Sablé-sur-Sarthe. Em 1983, foi eleito prefeito da cidade e em 1992, presidente da região. Em paralelo à carreira parlamentar, assumiu ministérios em seqüência: Ensino Superior (1993), Tecnologias da Informação (1995), Assuntos Sociais (2002), e, novamente, Ensino Superior (2004).

Durante e campanha eleitoral de Sarkozy, Fillon destacou-se como estrategista. Ele conquistou a confiança do chefe ao erguer, sem pudores, as bandeiras de Sarkozy. Seu provável papel no futuro governo será o de encarnar a mudança, mas Fillon terá o desafio de montar uma equipe com nomes já conhecidos da política francesa.

Caso sua nomeação seja confirmada, as primeiras tarefas de Fillon serão a flexibilização do mercado de trabalho, a consolidação dos regimes de Previdência, a punição de empresas poluidoras - que intensificam mudanças climáticas - e a reorganização das leis de imigração para a França.

Além de Fillon, devem integrar o novo governo francês Alain Juppé, ex-primeiro-ministro socialista, Jean-Louis Borloo, ex-ministro do Trabalho, e Michèlle Alliot-Marie, ex-ministra da Defesa. Também são cotados os ex-assessores de Sarkozy Claude Guéant e Rachida Dati. A indicação mais polêmica é a do socialista Bernard Kouchner para a chancelaria do país.