Título: 'Só falta a economia crescer 5%', diz Mantega
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/05/2007, Economia, p. B6

Animado com a segunda elevação da classificação de risco do Brasil em menos de duas semanas, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, previu ontem que o País vai receber o grau de investimento quando a economia crescer 5% ao ano. Essa classificação é uma espécie de selo de qualidade conferido pelas agências de classificação de risco de que um país é seguro para investimentos.

'O que as empresas de rating estão dizendo é que, quando nós alcançarmos o crescimento 5%, será inevitável o grau de investimento', afirmou. Mantega acrescentou que a valorização do real ante o dólar é um reflexo da melhora da classificação de risco do País. Segundo ele, esse movimento aconteceu com países que já receberam o grau de investimento, como Índia e México.

Para o ministro, a elevação da nota do Brasil, anunciada pela Standard & Poor's, representa o reconhecimento não só de fundamentos sólidos, mas também de que o País está atingindo um crescimento expressivo para 'o contexto brasileiro'.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, por meio da assessoria, disse que o fato de a dívida interna brasileira já ter atingido o grau de investimento é uma conquista histórica. Para ele, é um reflexo da melhora dos fundamentos fiscais e do sucesso da política monetária, em controlar a inflação e ancorar as expectativas para os próximos anos.