Título: D. Cláudio reabre capela e pede atenção aos pobres
Autor: Nossa, Leonencio e Domingos, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/05/2007, Nacional, p. A5

O presidente Lula, a primeira-dama, Marisa Letícia, e o vice José Alencar participaram ontem da missa celebrada pelo cardeal d. Cláudio Hummes para marcar a reabertura da Capela Nossa Senhora do Alvorada, no Palácio da Alvorada. Na missa, d. Cláudio destacou a importância da manutenção de políticas voltadas para os mais pobres: ¿É o que a Igreja mais espera do governo¿, disse, segundo o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho.

D. Cláudio, que é prefeito da Congregação para o Clero no Vaticano, citou como bom exemplo o encontro entre o presidente e pacientes com hanseníase, na semana passada. Para ele, esse foi um ¿símbolo do que deve ser o Brasil daqui para a frente¿.

Segundo Carvalho, o presidente e d. Cláudio almoçaram juntos e passearam pelos jardins do palácio. ¿Foi um encontro fraterno¿, disse, explicando que os dois são amigos desde os tempos em que Lula era sindicalista no ABC paulista. O chefe de gabinete contou que não se falou da Operação Navalha. ¿O clima no governo é de tranqüilidade¿, garantiu, acrescentando que o presidente tem reiterado que não vai instar a Polícia Federal a reduzir suas ações.

No encontro, o cardeal disse a Lula que a Igreja espera que as políticas sociais sejam cada vez mais estimuladas e a política econômica se volte para diminuir as diferenças sociais. O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, também participou da missa e do almoço no Alvorada.

A Capela Nossa Senhora do Alvorada foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e fundada em 29 de janeiro de 1961. A restauração foi coordenada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e custou R$ 285 mil, de acordo com o Ministério da Cultura.