Título: Demanda por carros puxa produção das autopeças
Autor: Rehder, Marcelo
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/05/2007, Economia, p. B1
O aumento das vendas de veículos no mercado interno, que devem registrar recorde de 2,2 milhões de unidades este ano, fez as empresas de autopeças investirem na modernização e ampliação de fábricas. A TRW Automotive, fabricante de sistemas de freio e direção, está investindo R$ 180 milhões de 2006 a 2008. Cerca de R$ 60 milhões serão gastos este ano.
A empresa acaba de inaugurar uma fábrica de volantes de direção em Lavras (MG), ao custo de R$ 9 milhões. É a primeira do gênero da TRW no País. Até agora, o grupo produzia volantes nos EUA, Europa e Ásia.
Com capacidade para 200 mil volantes por ano, inicialmente a unidade vai produzir 100 mil unidades para três novos projetos de montadoras do País, entre os quais modelos a serem lançados este ano pela Renault (Logan) e Fiat (Grande Punto). Em 2008, passará a produzir o volante do Vectra, da GM, hoje feito em Portugal.
¿O mercado interno está bastante aquecido e mais do que compensa a queda na exportação¿, diz Moisés Bucci, presidente da TRW. Para ele, o crescimento se deve principalmente à redução da taxa de juros e prazo longo de financiamento. A TRW faturou R$ 1,2 milhão no País em 2006, um aumento de 6% ante 2005, e este ano deve repetir o desempenho.
Maior fabricante de parafusos, porcas e outros elementos de fixação para a indústria automotiva no País, a Acument Global Technologies vai investir este ano US$ 7 milhões para aumento de 15% da capacidade produtiva. Nos últimos três anos, a empresa investiu US$ 20 milhões em modernização e capacitação tecnológica das fábricas em Contagem (MG) e São Paulo e do centro de distribuição em Camaçari (BA). ¿Investimos no aumento da produção para atender a demanda crescente das montadoras e na modernização para nos proteger contra o ataque dos asiáticos¿, conta Marcello Marchiano, presidente da Acument.
Em 2006, a empresa entrou em novos mercados como construção e indústria em geral. Além disso, tem plano de exportar para a Argentina. Em 2006, faturou US$ 95 milhões.