Título: Clube dos 13 quer 'exportar' futebol
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/05/2007, Economia, p. B5

No rastro da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Índia, o Clube dos 13 pretende explorar um novo nicho do comércio exterior: a transmissão de imagens do Campeonato Brasileiro de Futebol para os televisores e telefones celulares dos indianos. União dos grandes times de futebol brasileiro, o Clube dos 13 começou a cativar os mercados asiáticos como China, Japão, Cingapura e Índia, além dos Emirados Árabes, em novembro do ano passado. Nesta segunda visita do corintiano Lula à Nova Délhi, o clube vai se incorporar à missão empresarial brasileira e expor seu projeto ao Ministério de Comunicações da Índia.

Para o gremista Fábio André Koff, presidente do Clube dos 13, pouco importa que o críquete, esporte pouco conhecido no Brasil, seja a paixão dos indianos. ¿A Copa de 2002, no Japão e na Coréia do Sul, difundiu muito o futebol no mercado asiático. Espero que, ainda em 2007, algumas regiões da Ásia comecem a acompanhar o campeonato brasileiro¿, afirmou. ¿A Índia é um gigante adormecido do futebol. Se apenas 5% da população indiana assistir aos jogos, teremos 56 milhões de espectadores.¿

No projeto do Clube dos 13, as imagens das partidas de futebol seriam transmitidas em um pacote fechado, no qual haveria também curtos programas sobre o turismo, a culinária e a música do Brasil e publicidade de produtos e serviços nacionais. Na negociação, as emissoras desses países poderão optar pela compra dos direitos para a veiculação de todo o campeonato ou de parcelas. Mas teria, necessariamente, de levar o pacote cultural e a propaganda. Para Koff, esse formato abrirá uma infinidade de nichos de negócios para as empresas brasileiras explorarem na Ásia , além das chances para times e jogadores.

A iniciativa é inusitada entre os clubes esportivos da América Latina. A Europa e os Estados Unidos, por sua vez, exploram com habilidade a demanda de outras regiões do mundo pelos seus campeonatos - não só de futebol. Criado em 1987, o Clube dos 13 mantém um contrato de R$ 300 milhões ao ano com a Rede Globo para a transmissão das partidas do campeonato brasileiro. As imagens são compartilhadas com a Rede Bandeirantes.