Título: Diretor reúne alto comando para discutir crise
Autor: Santa Cruz, Angélica
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/05/2007, Nacional, p. A8

O afastamento do diretor-executivo da Polícia Federal, delegado Zulmar Pimentel, acusado de vazar informações da Operação Navalha para colegas investigados, instalou a mais grave crise da gestão do diretor-geral Paulo Lacerda. De manhã até a tarde de ontem, Lacerda esteve reunido com todo o alto comando da PF, o que inclui o Conselho Superior e os superintendentes, para discutir o episódio, que embolou a sucessão e afetou até a programação do órgão e uma série de megaoperações policiais já programadas.

Boa parte da reunião foi tomada pela tentativa da cúpula da PF de blindar Zulmar, cuja candidatura à sucessão de Lacerda foi esvaziada com a denúncia. Foi analisada ainda a 'intervenção' da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon na PF.

Eliana foi quem mandou afastar Zulmar e outros dois delegados de elite da instituição. São eles o atual superintendente da PF na Bahia, Antonio Cesar Nunes, acusado de atrapalhar as investigações, e Paulo Bezerra, secretário de Segurança Pública do Estado, acusado de conivência com a máfia das obras. Os três já negaram envolvimento com as denúncias.