Título: Reivindicações mudam a cada dia, afirma Serra
Autor: Henrique, Brás e Fávaro,Tatiana
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/05/2007, Vida&, p. A34

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse ontem em Mongaguá, no litoral sul do Estado, que a ocupação do prédio da reitoria da USP pelos alunos da universidade foi ¿indevida e ilegal¿. ¿A reitora pediu para o juiz a reintegração de posse, o juiz concedeu, recomendando cautelas e a PM está fazendo tudo para que isso seja feito de maneira pacífica¿, disse Serra.

Sobre a possibilidade de voltar atrás e revogar o decreto que incomoda os estudantes, Serra afirmou que não há essa possibilidade. ¿Não tem o que voltar atrás, cada um pode ir lá, olhar e ver. Não há problema nenhum. A universidade está bem autônoma como já está há muitos anos. Essa autonomia não foi afetada. Basta dizer o seguinte: as universidades estão contratando professores na medida da necessidade e das disponibilidades de recursos. Eu vi aí numa televisão alguém dizendo que elas estão proibidas. É a mesma coisa que dizer que eu estou agora em Peruíbe e não em Mongaguá, tem mais ou menos esse grau de veracidade¿, disse o governador, que horas antes havia estado em Peruíbe.

Serra visitou a Baixada Santista ontem à tarde para inaugurar o início de obras de saneamento básico em Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande. Ele também anunciou a construção de um viaduto em São Vicente e entregou uma nova unidade da Fundação Casa (antiga Febem) em Peruíbe.

Pela manhã, havia dito não ter dúvidas de que existe ¿exploração política no movimento, que hoje completa 23 dias. ¿Sem dúvida há um grupo que tem motivação de natureza política e, alguns outros, político-eleitoral. Não se trata puramente de reivindicações, até mesmo porque elas mudam a cada dia.'