Título: Clima no Senado ameaça PAC
Autor: Moraes, Marcelo de e Samarco, Christiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/05/2007, Nacional, p. A6

A crise política aberta com a Operação Navalha pode contaminar as votações no Senado das medidas provisórias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ontem à tarde, o líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), considerou que o clima político torna difícil votar hoje três MPs do programa e a MP do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Por conta disso, ontem mesmo o líder foi ao Planalto, para relatar as dificuldades para as votações.

O problema é de prazos: as MPs do PAC e do Fundeb precisam ter sua tramitação concluída no Congresso até esta semana ou perderão a validade. Jucá não descarta até a possibilidade de esticar a sessão de votações madrugada adentro para tentar aprovar as medidas. O PAC é justamente o principal programa de investimentos do segundo mandato do presidente Lula.

Com o prazo de votação apertado, o turbulento clima político do Senado não poderia ser pior para a tentativa de aprovação dessas quatro medidas. As investigações realizadas pela Polícia Federal na Operação Navalha já mencionam direta ou indiretamente vários senadores e seus aliados.