Título: Blair adverte para avanço do protecionismo
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/05/2007, Economia, p. B5

O primeiro-ministro, Tony Blair, advertiu ontem que um eventual colapso das negociações para liberalizar o comércio mundial vai impulsionar o protecionismo. Blair disse estar fazendo todo o possível para concluir um acordo o mais rápido possível. As negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC), destinadas a reduzir as barreiras comerciais, já duram seis anos.

O principal impasse para que a Rodada Doha seja concluída está no tema agrícola. Blair alertou a comunidade internacional que o tempo está se esgotando.

'Será um golpe no multilateralismo, não será bom para o comércio mundial e indicará que o protecionismo está novamente em alta', afirmou Blair, que deixa o cargo no dia 27 de junho, depois de 10 anos no poder.

No sábado, o G-8 (as sete nações mais ricas do mundo e a Rússia) farão um apelo para que se chegue a um acordo 'o mais rápido possível'.

Os principais negociadores correm contra o relógio para fechar um acordo antes do dia 30 de junho, quando expira a Autoridade de Promoção Comercial concedida pelo Congresso ao presidente dos EUA, George W. Bush. Segundo essa legislação, o Congresso americano aprova ou não os acordos de livre comércio sem fazer nenhuma modificação.