Título: Preço do álcool cairá nos próximos anos, diz Unica
Autor: Bahnemann, Wellington
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/05/2007, Economia, p. B7

O preço do álcool combustível vai baixar nos próximos anos no Brasil, disse ontem o presidente da União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica), Eduardo Pereira de Carvalho. A afirmação foi feita durante a apresentação do Ethanol Summit, maior encontro sobre o setor já realizado no Brasil, que será realizado entre os dias 4 e 5 de junho, em São Paulo.

'O processo de crescimento é desequilibrado por definição. Vamos ter um ou dois anos de preços baixos, o mercado é assim', afirma Carvalho. Segundo ele, a tendência é resultado do aumento da oferta sem equivalente expansão da demanda.

Há, neste instante, 90 novas usinas em diferentes estágios de implantação no Brasil. A expectativa de boa parte dessas unidades é abastecer o mercado internacional, que, por enquanto, é 'um sonho', segundo Carvalho. Embora haja uma imensa expectativa sobre exportações, a previsão da Unica é a de que o Brasil continuará a vender 20% da produção nos próximos anos, algo como 3,5 bilhões de litros.

'Não existe qualquer grande abertura de mercado entre os próximos quatro a seis anos', aponta. Isso inclui os potenciais grandes consumidores, como Japão, União Européia e Estados Unidos. No mercado americano, maior do mundo, deve perdurar por mais tempo a barreira tarifária de US$ 0,14 por litro, o que impede a exportação direta do Brasil. A exportação deverá ainda ser relevante, mas no futuro.

Dessa forma, sobra o mercado nacional, cuja importância estratégica não é pequena. Para a Unica, o mercado brasileiro terá crescimento sustentado nos próximos anos com os carros bicombustível. Hoje, 85% dos veículos que saem das montadoras funcionam com gasolina ou álcool. Cerca de 15% da frota brasileira de automóveis já consome etanol.