Título: Embraer avança em jatos executivos
Autor: Komatsu, Alberto
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/05/2007, Negócios, p. B12

A Embraer conseguiu superar a Boeing e Airbus, pelo menos no segmento de jatos executivos. A empresa registrou vendas no setor de US$ 637 milhões em 2006, ante US$ 592 milhões da Boeing e US$ 500 milhões da Airbus. A empresa espera que, até 2016, 20% de seus lucros venham das vendas no segmento de jatos executivos. Segundo Luis Carlos Affonso, vice-presidente da Embraer, a empresa espera continuar crescendo no setor, considerado como estratégico.

Segundo Affonso, o mercado desse tipo de aviões deve chegar a US$ 107 bilhões em dez anos, com vendas cada vez mais fortes em países emergentes, como China, Rússia, Índia, Arábia Saudita e outros mercados. 'Queremos ser líderes nesse mercado', disse o executivo, que está representando a Embraer na feira de jatos executivos de Genebra, uma das mais importantes do mundo.

A Embraer, apesar de estar há anos no mercado da aviação, apenas recentemente passou a focar seus planos nos jatos executivos. Trata-se de aviões desenhados para atender a necessidade de empresários que não querem perder tempo com aeroportos e que consideram o avião até mesmo um fator de produtividade.

LANÇAMENTOS

O primeiro jato da Embraer desse tipo foi o Legacy, lançado em 2002. Desde então, outros três aviões - Phenom 100, Phenom 300 e Lineage - foram projetados e começarão a voar em 2008 e 2009. A empresa ainda trabalha no lançamento de outros dois jatos executivos. 'Nossos engenheiros estão trabalhando nisso', disse Affonso.

'Já ocupamos a sexta posição no mercado de jatos executivos', comemorou o executivo. A Embraer começa a encostar nas vendas de jatos executivos da Bombardier, Hawker, Dassault, Cessna e Gulfstream, presentes no mercado há anos. 'Em 2005, apenas 6% de nossos lucros vinham desse segmento', disse. 'Hoje, já são 15% do total de US$ 3,8 bilhões em vendas.'