Título: Infecção é o maior problema
Autor: Cimieri, Fabiana
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/06/2007, Vida&, p. A12

Apesar da voz enfraquecida, da magreza exagerada e da falta de cabelos, a menina Ana Carolina Melo, de 7 anos, é uma vitoriosa. Ela passou pela primeira fase de tratamento de leucemia linfóide aguda, que incluiu quatro ciclos de quimioterapia, e obteve a remissão da doença.

Ana Carolina teve o tipo mais comum de leucemia em crianças, responsável por 85% dos casos. Também é a que tem melhor prognóstico: a chance de sobrevida chega a 95% no grupo com idade entre 2 e 5 anos e com acesso aos melhores centros de tratamento.

O tratamento, porém, não é fácil. Um dos medicamentos que conseguiram destruir as células doentes provocou uma queimadura profunda em sua mão esquerda. A ferida foi a porta de entrada para bactérias provocarem uma infecção, que juntamente com a reincidência, é um dos maiores temores de familiares e pacientes com câncer.

Para destruir os leucócitos doentes, a quimioterapia reduz o número de glóbulos brancos a quase nenhum, o que deixa o organismo suscetível a toda sorte de doença infecciosa.

Os médicos que tratam Carol, como é chamada por funcionários da ala pediátrica do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estão otimistas com a evolução do tratamento, mas não podem dar alta porque ela também pegou uma infecção urinária.

A mãe da menina, Maria Francisca Rodrigues Melo, de 37 anos, diz que sabia muito pouco sobre leucemia quando a filha ficou doente. ¿Estávamos no meio de uma viagem para o interior do Maranhão quando ela começou a ter febre, ficou pálida e com umas manchas esquisitas, como se tivesse batido. Para mim era uma virose qualquer¿, conta.

A expectativa é que os antibióticos curem a infecção para que ela possa ir para casa. ¿Não agüento mais ficar aqui, quero ir para casa, brincar de panelinha e andar de bicicleta¿, diz a menina. Depois que tiver alta, ela ainda seguirá o tratamento por dois anos, para evitar reincidência.

ENTENDA

O que é: A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), responsáveis pela defesa imunológica, que passam a se reproduzir desordenadamente, substituindo as células sanguíneas normais e deixando o organismo suscetível a infecções, anemia e hemorragias

Sintomas: São parecidos com os de outras doenças. Os principais são: febre, manchas roxas pelo corpo, palidez, dores nas articulações (semelhantes ao de qualquer virose)

Tipos: Leucemia linfóide aguda responde por 85% dos casos infantis; leucemia mielóide aguda, 10%; leucemia mielóide crônica, até 5%; e leucemia linfóide crônica (sem registro em crianças)